Tempo
|
A+ / A-

Ministro para o presidente do CCB: demita-se ou é demitido

26 fev, 2016 - 17:29

António Lamas diz que "ainda" é o presidente do CCB e que não pensa demitir-se.

A+ / A-

O ministro da Cultura, João Soares, afirmou esta sexta-feira, na Assembleia da República, que, na segunda-feira, demitirá o presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), António Lamas, caso este não se demita até lá.

Contactado pela Renascença, o gabinete de António Lamas indica que o presidente da CCB não comenta as declarações do ministro da Cultura. Mas, em declarações ao jornal "Público", esta sexta-feira, Lamas garantiu que "ainda" é o presidente do CCB e que não pensa demitir-se.

"Eu acho que o presidente do CCB tem de sair. E se não sair, eu, na segunda-feira, seguramente o demitirei, usando os instrumentos legais de que disponho", disse João Soares, no âmbito da discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2016.

Sobre a pessoa que pretende ver no lugar de António Lamas, e sem a nomear, João Soares afirmou que é "uma solução alternativa, capaz, de alguém com experiência, bastante mais jovem, com provas dadas, nomeadamente ao nível de responsabilidades públicas".

"Terá de haver uma mudança, o CCB tem de funcionar como a referência cultural que não foi nos últimos quatro anos", disse.

Quanto a António Lamas, nomeado presidente do CCB em Setembro de 2014, João Soares afirmou que não tem "a menor das hostilidades do ponto de vista pessoal", mas lamentou "uma gestão pouco prudente", dando como exemplo que "seis milhões [de euros} das reservas foram gastos nos últimos tempos".

Por trás da discordância entre António Lamas e João Soares está o projecto de gestão integrada do chamado "eixo Belém-Ajuda", cuja estrutura de missão foi extinta na semana passada em Conselho de Ministros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando
    27 fev, 2016 Amadora 12:57
    Tal como disse o Zorrinho, por causa dos carros de luxo para deputados, este é o preço da Democracia soarista, o sistema é QUERO, POSSO E MANDO, todos têm que se vergar à vontade balofa de quem manda e assume atitudes prepotentes e ditatoriais. O Circo está montado, o aprendiz de feiticeiro segue o exemplo do bruxo principal, relativamente ao Banco de Portugal, bocas foleiras com o intuito de amedrontar, a solução é resistir e denunciar, porque os poderosos ( ? ), parecem grandes porque ainda estamos de joelhos.
  • José Soares de Pinho
    27 fev, 2016 Gafanha da Nazaré 12:30
    Exemplo real da democracia em pleno funcionamento.
  • Domingos
    26 fev, 2016 Ancora 23:00
    O João Soares tem um boy amigo para o CCB!!! Farsa de políticos.
  • rosinda
    26 fev, 2016 palmela 18:18
    Joao soares nao tem espelhos la em casa!

Destaques V+