Tempo
|
A+ / A-

CDS diz que cartaz com imagem de Jesus é "ofensa gratuita"

26 fev, 2016 - 17:14

Pedro Mota Soares considera que, "em política, como na vida, podemos discordar das ideias dos outros, mas não devemos ofender os sentimentos dos outros".

A+ / A-

O cartaz do Bloco de Esquerda (BE), com a imagem de Jesus Cristo, em defesa da adopção de crianças por casais homossexuais é "uma ofensa gratuita à sensibilidade de muitos portugueses", afirma o CDS-PP.

"Este cartaz é uma ofensa gratuita à sensibilidade de muitos portugueses, crentes ou não crentes. Em política, como na vida, podemos discordar das ideias dos outros, mas não devemos ofender os sentimentos dos outros", defendeu o deputado centrista Pedro Mota Soares, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

Para Pedro Mota Soares, "a liberdade de expressão é uma liberdade total", mas há uma outra coisa a ter em conta, "que é a sensibilidade das pessoas".

"Na minha sensibilidade pessoal, não acho que a maioria dos portugueses se revê neste tipo de atitudes", vincou o parlamentar do CDS-PP, que lembra ainda que o Bloco se afirma "todos os dias como laico" e se permite agora "utilizar imagens religiosas para alegadamente tirar um proveito político" das mesmas.

O antigo ministro da Segurança Social falava depois de o Bloco de Esquerda ter divulgado nas redes sociais um cartaz no qual se lê "Jesus também tinha 2 pais".

A iniciativa bloquista pretende assinalar a data de 10 de Fevereiro de 2016, dia em que o Parlamento confirmou as leis vetadas no final de Janeiro pelo Presidente da República, Cavaco Silva, sobre a adopção por casais homossexuais e as alterações à lei do aborto.

O BE já disse entretanto, em comunicado, que "respeita todas as convicções religiosas", e "com esta iniciativa, pretendeu contribuir, como sempre fez, para, sem tabus, provocar o debate e, neste contexto, assinalar mais um avanço no respeito pela dignidade das pessoas e por todas as famílias".

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Manuel Barbosa, classificou como "uma afronta aos crentes" o uso de uma imagem de Jesus Cristo na campanha do Bloco de Esquerda em defesa da adopção por casais homossexuais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rai Mundo
    27 fev, 2016 Lisboa 17:47
    Meus amigos... Tanto problema com a frase onde na essência do problema ela está correctíssima. Chega mesmo a ser um belo poema. O que se pretende com esta lei é dar o AMOR a uma criança. O que este cartaz pretende, é a celebração desse AMOR e faz isso de forma positiva. Por favor, tirem a carga negativa das vossas mentes. Deus não foi pai? José não foi pai? Não teve Jesus os dois maiores pais de AMOR do mundo? Sim e Jesus também teve uma mãe. No fim Jesus, até hoje é o homem que recebeu o maior AMOR na vida. Todos nós temos o AMOR de Deus, mas só de Jesus ele foi pai. Num mundo cheio de guerra e odio, não entendo toda esta polemica quando o que se pretende é a celebração do inicio do AMOR.
  • Luis
    26 fev, 2016 Lisboa 20:16
    Uma ofensa total a todos os Portugueses é o vosso partidozeco que só serve para tacho de umas centenas de betinhos.
  • João
    26 fev, 2016 vila nova dre gaia 20:12
    ..........engraçado.......onde param todos aqueles, que eram/são bastantes, CHARLIES.......? Hipocrisia generalizada......
  • 26 fev, 2016 Vila Real 20:08
    Plenamente de acordo Manuel...
  • mjaas
    26 fev, 2016 Lisboa 19:53
    Afirmação: Se todos os seres humanos fossem Padres, Freiras e homossexuais, a espécie Humana já não existia (se interpretado no extremo, como é lógico). Relativamente à polémica do cartaz, o importante é a imagem que nós temos de Deus e de Jesus Cristo, ou seja a nossa Fé (não ou que os outros pensam dizem ou fazem). Deus (Omnipotente, Omnipresente), como é óbvio, não necessita de seres, humanos ou não, eleitos para agirem em Seu Nome. Na realidade, existem seres humanos que se aproveitam deste tipo de situações para se autopromoverem e alimentarem o fanatismo. O importante é reflectirmos e tomarmos as nossas decisões sem serem influenciadas pelos outros, ou seja termos a nossa opinião e respeitarmos a dos outros (para isso possuímos o órgão mais espantoso e complexo do universo, que é o cérebro humano). Tudo o resto não passa de estratagemas para alimentar o fanatismo (político, religioso, etc.) e obter dividendos. Na época actual, temos de admitir e interiorizar que a Espécie Humana é só uma e que não faz qualquer sentido existirem diferenças com base na Raça, Convicções (ou falta delas) e ou Género - Só existe um lugar para vivermos, que é o Planeta Terra (e este não é propriedade de ninguém – toda a matéria de que nos autodenominamos donos, não passa de um breve aluguer temporário enquanto vivemos). Deste modo, devemos preservá-lo e habituarmo-nos a conviver à escala planetária, pondo de lado as diferenças, procurando o equilíbrio e a igualdade. Um grande Bem-haja para to
  • Jose Silva
    26 fev, 2016 lx 18:52
    Esta malta do BE, que é tão pró-Syriza, porque não vai para a ilha grega de Lesbos ajudar a acolher refugiados e deixa o nosso país e o nosso povo em paz!!! Já agora, que convidem os seus amigos Centeno ,Costa e Galamba para lhes fazerem companhia na viagem... Ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe!!
  • Alberto
    26 fev, 2016 porto 18:24
    Já não se pode brincar com personagens ficticias? cds diz que não, não se pode. Guardem os bonecos todos criançada senão padre do cds ainda vos dá com o "chicote".
  • Manuel
    26 fev, 2016 Viana 18:24
    Bom, até posso concordar, mas vindo da boca de quem vêm. A parte de uma certa incoerência, e mistura entre os o mistico ou sagrado e o terreno, esta mensagem não tem senso, nem sentido, nem coerência. Sobretudo que se forem ler os evangelios, convido, e convido também e sobretudo muitos autoproclamados cristãos, e muitos ditos catolicos quando interessa, quando è visivel, e esquecendo catolicismo e o cristianismo no comportamento do dia a dia, com Cristo e seus proximos, utilizando o nome de deus para melhor manipular. Considero esta campanha para celebrar o dia 10 de fevereiro, data em que foi aprovada a adopção por casais do mesmo sexo , na qual focam promover a "igualdade" de famílias diferentes, desenquadrada com a imagem de Jesus onde comparam dizendo que “Jesus também tinha dois pais, o pai espiritual e o pai terreno". E quem fez esta campanha revela uma pobreza em termos de capacidade de interpretação e de criação da mensagem que quer dar, ora, a adopção por casais do mesmo sexo nada tem a haver com dois Pais, o espiritual e o terreno, pois os dois não representam casais do mesmo sexo. Poderiam utilizar uma da Palavra de Jesus, aquela pelo respeito e aceitação da diferença de amar." Os que acreditam em Cristo, se acreditam, aceitam a diferença, e metem acima de tudo amor do proximo, o bem ao contrario dos fariseus que manipulam o nome de Deus em vão. No entanto este Mota, e seu partido são o perfeito exemplo do fariseus, não tem autoridade ética moral para criticar

Destaques V+