Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas critica “inversão parcial” da privatização da TAP

26 fev, 2016 - 15:30

Comissão Europeia também manifesta preocupação com o cancelamento da atribuição de concessões de transporte urbano em Lisboa e Porto.

A+ / A-

Veja também:


A Comissão Europeia critica a “inversão parcial” da privatização da TAP, num relatório sobre prevenção e a correcção de desequilíbrios macroeconómicos divulgado esta sexta-feira.

“A inversão parcial da privatização da transportadora aérea TAP pode implicar riscos orçamentais suplementares”, alerta Bruxelas.

O relatório também manifesta preocupação com o cancelamento da atribuição de concessões de transporte urbano em Lisboa e Porto.

Adverte que “terá um impacto orçamental imediato durante o ano de 2016, uma vez que as economias que supostamente estas concessões trariam não se materializarão”.

“As escolhas políticas no sector dos transportes precisarão de ser secundadas por medidas que assegurem a viabilidade financeira destas empresas públicas”, sublinha a Comissão Europeia.

O actual Governo renegociou a privatização da TAP com o consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neelman, que tinha sido fechado na recta final do executivo PSD/CDS.

A Atlantic Gateway, que tinha 61% do capital da companhia aérea, detém agora 45% e o Estado 50%. Os restantes 5% poderão ser comprados pelos trabalhadores.

No relatório divulgado esta sexta-feira, os técnicos da Comissão Europeia continuam a duvidar da redução do défice prevista pelo Governo português para 2016, admitindo que existe o risco de o executivo socialista não encontrar um acordo à esquerda parlamentar caso sejam necessárias mais medidas de consolidação orçamental.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando
    26 fev, 2016 Lisboa 22:13
    Isto vai saindo a conta gotas depois de revisto o orçamento e já aprovado hoje um diz uma coisa amanhã virá outro dizer outra é a maior das trapalhadas e assim cada vez faz mais sentido haver um plano de contingência para a saída do euro.
  • JOSE LUIS
    26 fev, 2016 COIMBRA 18:04
    Só há uma maneira de ninguém nos criticar, basta não pedirmos dinheiro emprestado e ou os governantes não levarem o país à falência e ter de pedir resgates e chamar a troika.
  • Luís Fernando da Cos
    26 fev, 2016 Vila Nova de Gaia 17:42
    A UE ,se a UE,não deixa de aplicar as politicas de direita,corre um grande risco de ser a responsável pelo seu funeral.O problema da EU e da direita,que está a dirigi-la,é que quer menos Estado,e,mais privados,mas para que isto aconteça é preciso por estes últimos a pagar impostos.
  • Manuel N
    26 fev, 2016 Aveiro 17:22
    Há pessoas que ainda pensam que portugal ainda é independente, mas enganam-se, pois desde que o Soares e Cavaco assinaram a integração, acabou aqui a n/liberdade. Mas ainda não fica por aqui, por que iremos ter um governo sem parlamento e com menos de metade dos elementos que agora constituem o governo, e von sede em Bruxelas. Caros leitores, se no tempo de Salazar se roubava, o que será agora,iOS já temos prim.ministros que passaram por Elvas, temos também um Procurador com paragens por aquelas bandas, e no meu entender não deviam haver cauções para os tirar da prisão. O governo anterior não era bom, mas, este não é melhor.
  • vasco palma
    26 fev, 2016 porto 17:16
    A preocupação d Bruxelas devia ser com a resolução de outros problemas muitíssimo mais graves da UE; o governo PSD/CDS numa política de servilismo a tocar o ridículo alienou a TAP; qual é o negócio??? ficar sem a TAP e reduzir o déficit?? A TAP é estratégica, a banca é-o também; Portugal necessita de politicos experientes no campo negocial e sobretudo patriotas; não destes senhores que vão deslumbrados para Bruxelas servir os obscuros interesses de um neo liberalismo que acima de tudo se ri dos fracos. Sou empresário e não tenho filiação partidária nem pretendo ter. Não concordo com posições assumidas no passado pelo Alberto João Jardim mas a entrevista que dá ao jornal I é mais do que elucidativa. Seria sério o PSD livrar-se de Passos Coelho e tentar outra liderança e política. Quanto ao PS e a este governo...desejo-lhes sorte...bem precisam...
  • ISIDORO FOITO
    26 fev, 2016 elvas 16:26
    mas estes tipos de bruxelas mandam em Portugal? não me lembro deles na nossa historia a não ser na Alemanha nazi, nas invasões francesas na ocupação esanhola , agora vem uma cambada de fascistas , politicos de direita a mando da senhora Merkel e do presidente do bce dar ordens , mas na tap foram eles que não aceitaram a privatização de 61% a um comçorcio não europeu , estamos metidos com uma cambada de vigaros , a frança não cumpre niguem reclama , foram os ataques , a Alemanha na cumpre calam-se porque são os donos disto tudo a italia a espanha e outros mais ninguém cumpre e so marram com Portugal , ou será os nossos eurodeputados rui rangel e outros da sua laia que andam a tramamar tudo isto?

Destaques V+