Tempo
|
A+ / A-

Pena de morte abolida em três países

24 fev, 2016 - 10:40 • Liliana Monteiro

Apesar de, segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos estarem a ser tratados com desdém absoluto por muitos governos do mundo inteiro, há casos positivos destacados no relatório da organização.

A+ / A-
"Repressão draconiana". 18 países que violam os direitos humanos, segundo a Amnistia Internacional
"Repressão draconiana". 18 países que violam os direitos humanos, segundo a Amnistia Internacional

Veja também:


O ano passado registou vitórias para os direitos humanos no mundo, afirma a Amnistia Internacional no seu relatório de 201. Madagáscar, Ilhas Fiji e Suriname aboliram a pena de morte.

Daniel Oliveira, porta-voz da organização em Portugal, destaca “o caso de um jovem na Nigéria, que foi preso aos 16 anos por ter roubado três telemóveis e acabou condenado à morte”.

“Há vários anos que esperava no corredor da morte, mas com muita pressão de activistas conseguiu-se que ele fosse perdoado e libertado”, refere à Renascença.

Além disso, na Nigéria uma empresa ligada ao sector petrolífero acordou uma indemnização de mais de 70 milhões de euros aos agricultores e pescadores cujas vidas ficaram devastadas por causa de derrames de petróleo.

E o Tribunal Penal Internacional iniciou uma avaliação a vários incidentes em territórios palestinianos. “A situação ocorrida entre Israel e Palestina está a ser alvo de uma investigação do Tribunal Penal Internacional para averiguar eventuais crimes”, avança Daniel Oliveira. “Isso garante responsabilização e que as vítimas vejam a sua situação reparada”, acrescenta.

Na Arábia Saudita, foi dado mais um passo positivo na igualdade entre homens e mulheres. “Embora seja uma pequena gota no oceano, as mulheres puderam votar pela primeira vez em eleições municipais”, sublinha o responsável português.

Mais perto, em Itália, um tribunal decretou que a transferência de famílias ciganas para um campo fora de Roma era ilegal.

Em Portugal, Daniel Oliveira indica os “avanços legislativos que garantiram igualdade e equidade”. Em causa, o casamento e adopção por casais do mesmo sexo.

Mas o documento enumera muitos outros casos de violação dos direitos humanos, concluindo que, no último ano, mais de 98 países torturaram ou sujeitaram pessoas a outros maus-tratos.

A Amnistia Internacional fala em perigo. Em 18 países, foram registados crimes de guerra ou outras violações por parte governos e grupos armados e mais de três dezenas de Estados forçaram refugiados a regressar aos seus países de origem, em conflito, de forma ilegal.

O Relatório Anual da Amnistia Internacional 2015/16 é divulgado esta quarta-feira.

"Repressão draconiana". 18 países que violam os direitos humanos, segundo a Amnistia Internacional
18 países que violam os direitos humanos, revela a Amnistia Internacional
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Atencioso
    24 fev, 2016 Algueirão, Sintra 12:30
    Fala-se tanto em direitos que esquecemos as obrigações, pois, uns implicam os outros. Mas os outros, obrigações, não dão jeito a muita gente. Onde estão as obrigações dos governantes que elegemos e que têm obrigação de proteger os direitos dos cidadãos? A esses não se exige nada?
  • Antero Ferreira
    24 fev, 2016 Porto 11:30
    Em Portugal, Daniel Oliveira indica os “avanços legislativos que garantiram igualdade e equidade”. Em causa, o casamento e adopção por casais do mesmo sexo. Isto são direitos humanos???
  • Zé Povinho
    24 fev, 2016 Lisboa 11:14
    Será que os direitos Humanos defendem o direito à vida, aos terroristas que matam milhares de pessoas, decapitam, arrastam os corpos ainda vivos, atados por cordas a veículos? Que se lixem os direitos humanos em algumas coisas, pois por causa dos direitos humanos, está a permitir-se que continuem vivos, gente que não deveria estar vivo neste mundo, pois a função de muitos, é dar cabo da vida a inocentes !

Destaques V+