Tempo
|
A+ / A-

Estado Islâmico liberta último grupo de cristãos raptados na Síria há um ano

23 fev, 2016 - 17:50

Os cristãos faziam parte de um grupo de cerca de duas centenas que foram raptados pelos terroristas do EI.

A+ / A-

Veja também:


Foram libertados os últimos cristãos que tinham sido capturados há precisamente um ano, a 23 de Fevereiro de 2015, pelo autodenominado Estado Islâmico, na Síria.

O grupo de 43 pessoas, sobretudo mulheres e crianças, foi libertado nos últimos dias depois de negociações levadas a cabo por um sacerdote cristão com o grupo terrorista. Não se sabe o que levou o EI a libertar os reféns, nem se foi pago algum resgate.

Numa série de ataques a aldeias cristãs na madrugada de 23 de Fevereiro de 2015 o grupo terrorista raptou mais de 200 pessoas da região de Khabour. Ao longo do ano os reclusos foram sendo libertados em pequenos grupos, algumas dezenas de cada vez.

“Agora já não há reféns e qualquer indicação em contrário não é credível”, indica uma nota publicada por uma agência humanitária da Igreja Assíria do Oriente, confissão a que pertencem a maioria dos reféns.

O Estado Islâmico tem levado a cabo uma campanha de limpeza étnica e religiosa nas áreas que controla, atacando membros de minorias religiosas, como os cristãos e os yazidis, mas também muçulmanos de outros grupos, como xiitas e mesmo muçulmanos sunitas que não aceitam a visão radical do grupo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raul
    24 fev, 2016 Portugal 15:49
    dizem cristãos no titulo da noticia mas os homens portam barba tal e qual a religião muçulmana assim como as mulheres usarem burca...

Destaques V+