21 fev, 2016 - 20:21 • Paula Caeiro Varela , Joana Bourgard
O Cardeal Patriarca de Lisboa presidiu esta tarde à Procissão do Senhor dos Passos da Graça. Esta é a mais emblemática procissão da Quaresma que assinalou este ano 430 anos de existência e de realização ininterrupta.
Apesar da chuva, que chegou a cair com muita intensidade, foram muitos os que participaram nesta celebração. Depois de uma pequena paragem na Basílica dos Mártires, no Chiado, a procissão continuou rumo ao Rossio. Na chegada ao Largo de São Domingos, junto com a imagem da Nossa Senhora da Soledade encontrava-se Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República eleito, à espera da procissão.
Acompanhada por centenas de pessoas, a procissão passou ainda na Praça do Martim Moniz e seguiu pela Rua dos Cavaleiros, até à Graça, onde terminou com D. Manuel Clemente a fazer uma oração no Miradouro da Graça, onde abençoou a cidade.
Esta procissão celebra o período da Quaresma, evoca a paixão e morte de Jesus Cristo e retrata a distância da Via Sacra de Jerusalém. Pelo quarto ano consecutivo a procissão do Senhor dos Passos cumpriu o percurso original e contou com a presença de várias ordens militares, como a Ordem de Malta, a Ordem do Santo Sepulcro e a Ordem de Santa Isabel.