Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Mudanças no Banco de Portugal? Costa rejeita necessidade de mudar governador

18 fev, 2016 - 11:46

Passos Coelho considera que, na questão dos lesados do BES, há "factos que têm gravidade".

A+ / A-

O primeiro-ministro assume que não está em cima da mesa, para já, a saída do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

As declarações de António Costa foram feitas um dia depois de o governante ter responsabilizado directamente o Banco de Portugal pelo arrastar da situação dos lesados do BES. Já esta quinta-feira, reiterou as críticas mas considerou que a saída de Carlos Costa não é um assunto que esteja em cima da mesa.

“Não é uma questão que esteja na ordem do dia, o que está na ordem do dia é que, de facto, tarda em haver uma solução para aquilo que os lesados do BES têm direito a exigir. Quero que os seus direitos sejam esclarecidos, as responsabilidades sejam apuradas e, sendo o caso, sejam devidamente indemnizados”, disse.

O primeiro-ministro está em Bruxelas para o Conselho Europeu. Esta quinta-feira de manhã, o chefe do Governo já esteve reunido com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

À saída desse encontro, Costa veio uma vez mais desdramatizar a subida nas taxas de juros, depois de Portugal ter regressado aos mercados e ter pago mais do que em Dezembro.

“Entre aquilo que é a desaceleração da economia global, aquilo que tem sido dúvidas sobre o sistema financeiro europeu, alguma incompreensão dos mercados sobre as novas regras de resolução que vigoram hoje na Europa, e que foram testadas pela primeira vez em Portugal, geraram alguma agitação. No entanto, creio que as coisas estão neste momento serenas, têm vindo regularmente a baixar desde a semana passada”, rematou.

Até sexta-feira, o governante português está em Bruxelas para o Conselho Europeu que terá dois temas fortes: a crise migratória e a possível saída do Reino Unido da União Europeia.

Passos: "há factos que têm gravidade"

O líder do PSD assumiu esta quinta-feira, em Bruxelas, haver "factos que têm gravidade" no caso dos lesados do BES, que tem envolvido críticas do Governo ao Banco de Portugal (BdP), mas remeteu mais comentários para quando estiver em Lisboa.

"Há factos que têm gravidade, não vou disfarçar, e que se estão a passar em Portugal nessa matéria, mas não quero fazer em Bruxelas nenhum comentário sobre isso", disse Pedro Passos Coelho, à entrada para a reunião do PPE de preparação da cimeira europeia de chefes de Estado e do Governo, que decorre até sexta-feira, em Bruxelas.

Às questões dos jornalistas portugueses, o antigo primeiro-ministro remeteu para mais tarde outros comentários às "questões, que são graves, mas que merecem ser devidamente respondidas em Lisboa".

"Reconheço que há uma situação que tem gravidade, e que precisa de ser devidamente respondida, mas não aqui", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Lapa
    18 fev, 2016 AMADORA 13:44
    Não está na ordem do dia mas devia estar. Este é um regulador que não regula nada pois é das suas convicções nada regular. Este é um apologista da livre concorrência entre o lobo e cordeiro.
  • Jerôme
    18 fev, 2016 Paris 13:14
    Este Costa nunca me enganou, eu acho até que ele já pouco se preocupa com as criticas vindas das esquerdas que suportam o desgoverno (PCP, BE), porque em surdina, segredo, está a cozinhar com o PPD um novo "Centrão" PPD/PS. Mais, até é possivel que o próximo OE (2016) seja aprovado pelo PPD. Aguardo expectante, mas muito preocupado!
  • Matemático
    18 fev, 2016 Braga 13:02
    O Senhor primeiro-ministro devia estar calado e conversar, o que houvesse a conversar, em privado. Só depois e com muitas cautelas tomaria as medidas que entendesse. Isto não pode ser feito de ânimo leve como tem sido com o esboço de orçamento e suas múltiplas correções.

Destaques V+