Tempo
|
A+ / A-

Papa e Patriarca de Moscovo unidos contra o “extermínio” dos cristãos

12 fev, 2016 - 22:43 • Aura Miguel , em Havana

Em declarações no final do encontro histórico desta sexta-feira, em Havana, Francisco revelou que manteve com o líder ortodoxo uma conversa de “irmãos”, da qual vão resultar várias iniciativas.

A+ / A-
Francisco e Kirill unidos contra o "extermínio" dos cristãos
Francisco e Kirill unidos contra o "extermínio" dos cristãos

Veja também:


O Papa Francisco e o Patriarca Kirill de Moscovo apelam à comunidade internacional que proteja os cristãos que estão a ser perseguidos e "exterminados" no Médio Oriente e em algumas regiões de África.

A declaração conjunta foi divulgada após o primeiro encontro da histórico entre os dois líderes religiosos, que decorreu esta sexta-feira, em Havana, Cuba.

“Em muitos países do Médio Oriente e do Norte de África, famílias inteiras, cidades e aldeias dos nossos irmãos e irmãs em Cristo estão a ser completamente exterminadas”, alertam Francisco e Kirill.

“As suas igrejas estão a ser barbaramente devastadas e saqueadas, os seus objectos sagrados profanados, os seus monumentos destruídos”, lamentam o Papa e o Patriarca de Moscovo.

“Na Síria, no Iraque e noutros países do Médio Oriente, constatamos, com amargura, o êxodo maciço dos cristãos da terra onde começou a espalhar-se a nossa fé e onde eles viveram, desde o tempo dos apóstolos, em conjunto com outras comunidades religiosas.”

Nesta declaração com três dezenas de pontos, distanciam-se das “antigas disputas do ‘Velho Mundo’” e frisam: “Sentimos mais fortemente a necessidade dum trabalho comum entre católicos e ortodoxos”.

“Conscientes da permanência de numerosos obstáculos, esperamos que o nosso encontro possa contribuir para o restabelecimento desta unidade querida por Deus, pela qual Cristo rezou.”

Francisco e Kirill “deploram o conflito na Ucrânia” e apelam às partes envolvidas que deponham as armas e trabalhem com vista à “solidariedade social e à actividade de construir a paz”.

Convidam, também, as igrejas da Ucrânia a trabalharem em conjunto, para que seja possível “chegar à harmonia social”. Devem “abster-se de participar no conflito e não apoiar posteriores desenvolvimentos do mesmo”. Leia aqui (versão PDF) a declaração conjunta do Papa Francisco e do Patriarca Kirill de Moscovo.

"Falámos como irmãos"

Em declarações no final do encontro de Havana, Francisco revelou que manteve com o líder ortodoxo uma conversa de “irmãos”, da qual resultarão iniciativas.

“Falámos como irmãos, temos o mesmo baptismo, somos bispos. Falámos das nossas igrejas, coincidimos em que a unidade se faz caminhando. Falámos claramente e sem meias palavras. Saímos daqui com uma série de iniciativas que creio que são viáveis e que poderão realizar-se.”

O Patriarca Kirill sublinhou que o encontro desta sexta-feira “permite assegurar que, actualmente, as duas igrejas podem cooperar conjuntamente, defendendo os cristãos em todo o mundo e, com plena responsabilidade, trabalhar conjuntamente para que não haja guerra e para que as vidas humanas sejam respeitadas em todo o mundo”.

O Papa Francisco deixou ainda uma palavra de agradecimento a Cuba, ao seu “grande povo” e ao Presidente Raul Castro.

“Agradeço a sua disponibilidade activa. Se continua assim, Cuba será a capital da unidade”, declarou Francisco.

Francisco e Kiril estiveram reunidos durante cerca de duas horas, no salão do protocolo do aeroporto de Havana, o primeiro entre os primados da igreja católica e ortodoxa desde a cisma de 1054.

A Renascença no México com o apoio da Santa Casa da Misericórdia

Momento da chegada do Papa a Cuba
Momento da chegada do Papa a Cuba
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Oliveira
    15 fev, 2016 Rio Tinto 18:41
    O PAPA FRANCISCO É ORIGINÁRIO DUMA TERRA AONDE SE SENTE A VIDA . UMA GRANDE PARTE DOS CATÓLICOS (tenho a impressâo que) NÃO O OUVEM BEM ! VISTO QUE JÁ PODIAM TER POSTO EM PRÁTICA ALGUNS PEDIDOS E CONSELHOS : PRINCIPALMENTE À IGREJA . QUE DEUS SEJA CONNOSCO .
  • Pinto
    14 fev, 2016 Custoias 13:26
    Sofrer e calar é apanágio dos cristãos.
  • António Costa
    13 fev, 2016 Cacém 08:38
    Custou! Os Cristãos estão a ser vitimas de genocídio "com o mundo impávido a assistir"! Só "tímidos" protestos dos dirigentes ingleses, há uns meses! Parece que custa a perceber que a Rússia e o Ocidente são de fato Aliados Naturais na Defesa dos Valores Cristãos! Contra os Massacres que são cometidos quase diariamente da África ao Médio Oriente!

Destaques V+