Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Negócio da TAP é a nova “geringonça” para o PSD

11 fev, 2016 - 17:06 • Paulo Ribeiro Pinto

Oposição quis esclarecimentos sobre a reversão da privatização mas as perguntas ficaram em parte sem resposta. Ministro garante que “o Governo conseguiu assegurar o mais importante: a presença efectiva no futuro da empresa”.

A+ / A-

Depois da união das esquerdas, o PSD diz que a reversão da privatização da TAP é uma nova “geringonça”. As alterações ao negócio da transportadora aérea nacional motivaram discussão esta quinta-feira no Parlamento, com os social-democratas a montarem uma frente de ataque contra o Governo e o ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques.

No debate de urgência desta quinta-feira, convocado a pedido da bancada social-democrata, Luís Montenegro pediu esclarecimentos ao ministro. O líder da bancada do PSD lembrou que, para reaver 50% do capital da companhia aérea, o Estado já desembolsou 1,9 milhões de euros a que se juntam as garantias de 30 milhões, e convidou Pedro Marques a explicar os termos do negócio.

“Esta é a oportunidade que lhe damos de explicar mais esta geringonça. Tem a palavra para mostrar de que forma está acautelado o interesse público neste acordo e de que forma estão acautelados os interesses estratégicos que subjazem a operação da TAP. O Governo protagonizou toda esta encenação a troco de quê? Com que encargos para o erário publico e para os contribuintes?”, questionou Montenegro.

As perguntas ficaram, em parte, sem resposta por parte do ministro do Planeamento, que sublinhou que “o Governo conseguiu assegurar o mais importante – a presença efectiva no futuro da empresa e a defesa do interesse nacional”.

“O Estado continuará a ter um papel decisivo na definição do plano estratégico da companhia, garantindo a manutenção e desenvolvimento do ‘hub’, a ligação à lusofonia, a continuidade da marca TAP, a sua associação a Portugal”, defendeu o ministro.

“O conselho de administração será o garante da execução do plano estratégico, cabendo-lhe a decisão sobre matérias importantes que não sejam de gestao corrente da empresa”, acrescentou Pedro Marques, lembrando ainda que a privatização foi feita já o anterior Governo tinha sido demitido.

Quanto às rotas aéreas para o Porto, o ministro garante que são para manter.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    11 fev, 2016 Lisboa 19:27
    O Paf deu uma volta de 360 graus impressionante era vê-los hoje como defendiam a posição publica na TAP depois de terem entregue tudo na totalidade ao privado, típico quando estão no poder fazem o contrario do que disseram quando estão na oposição dizem o contrario do que fizeram.
  • lv
    11 fev, 2016 lisboa 17:44
    Os Pafiosos também deram explicações quando vendaram a TAP numa noite escura e à porta fechada?!

Destaques V+