Tempo
|
A+ / A-

Maior parte das chamadas para o 112 não são emergências

11 fev, 2016 - 06:33

Não significa que sejam chamadas falsas, mas têm implicações legais. O número europeu de emergência é único em toda a União Europeia desde 2008.

A+ / A-

O número 112 recebe, em média, 25 mil chamadas por dia, mas 75% delas não correspondem a emergências.

O dado é avançado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e confirmado à Renascença pelo subcomissário João Moura: "Três quartos das chamadas não respeitam emergências, grande parte serão emergências falsas."

De acordo com o responsável, este número "está estabilizado" nos últimos anos e, quando se fala de falsas chamadas, fala-se de situações diferentes, porque há "chamadas de brincadeira" e também "chamadas efectuadas por motivos fúteis".

"Há casos de idosos isolados, muitas vezes, que telefonam para poder falar com alguém, mas sobre motivos fúteis, sem terem de facto nenhuma emergência e, inconscientemente, estão a incorrer numa ocupação de meios que não deve ser feita", relata o subcomissário da PSP, sublinhando que este casos representam "um grande prejuízo, porque se alocam meios que poderão faltar noutro caso realmente urgente ou emergente".

O subcomissário João Moura destaca como positivo o facto de haver hoje "uma maior consciencialização dos jovens sobre a importância do 112", graças "a um trabalho que temos feito nessa matéria".

João Moura deixa a todos os utentes quatro conselhos sobre quando se deve ligar o número de emergência médica: "Deve ligar para o número 112 quando está a ocorrer um crime, quando verifica alguém em perigo ou invista grave risco para a seguranças ou bens, quando se detecta um suspeito de ter cometido um crime grave ou evadido do estabelecimento prisional ou caso verifique um acidente de viação, envolvendo feridos ou de grave constrangimento rodoviário."

Meio século

A PSP tem atribuições de coordenação, supervisão e controlo do serviço 112 . O encaminhamento das chamadas é feito de acordo com o tipo de emergência reportado e as forças de segurança, o INEM ou outra entidade com competência para resolver a emergência.

O Código Penal prevê que, "quem utilizar abusivamente sinal ou chamada de alarme ou de socorro, ou simuladamente fizer crer que é necessário auxílio alheio em virtude de desastre, perigo ou situação de necessidade colectiva, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias".

Com 50 anos de vida assinalados em Outubro de 2015, o serviço 112 vai ocupar novas instalações em Lisboa, em Março.

O Número Europeu de Emergência 112 é, desde 2008, único em toda a União Europeia. Desde 2009 que, a 11 de Fevereiro, se assinala o Dia Europeu do 112. A Associação do Número Europeu de Emergência, sediada em Bruxelas, na Bélgica, dedica a data deste ano aos estudantes Erasmus, o programa da União Europeia para intercâmbios universitários.

Segundo números citados pela associação, apenas 27% dos cidadãos europeus estão familiarizados com o número de emergência 112 e recorreria ao serviço de forma espontânea em caso de necessidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+