Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE fechado do lado português. Portugal vai mesmo virar “página da austeridade", diz Costa

03 fev, 2016 - 18:03

Proposta de Orçamento do Estado "responsável" vai ser aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, garante o primeiro-ministro.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, afirma que o Governo concluiu a parte que lhe compete e vai aprovar a proposta de Orçamento do Estado (OE) na quinta-feira, em Conselho de Ministros.

"Não vou antecipar resultado da avaliação da Comissão Europeia. O trabalho foi sério, rigoroso e decorreu sempre com enorme espírito construtivo por parte de todas as entidades envolvidas. Concluímos a parte que nos compete, amanhã [quinta-feira] aprovamos a proposta no Conselho de Ministros", disse o chefe do Governo.

Em declarações aos jornalistas em Évora, António Costa mostrou-se “tranquilo” relativamente ao Orçamento do Estado que o Governo português vai apresentar.

Garante que o documento é "responsável" e cumpre todos os compromissos com os portugueses, com os partidos de esquerda e respeita as regras da zona euro.

Sem se querer antecipar à comunicação de decisões da Comissão Europeia, garantiu que “de parte a parte houve grande empenho” para serem encontradas “soluções” que permitam cumprir o objectivo de “virarmos a página da austeridade”.

O governante considera que o trabalho com a Comissão Europeia "foi sereno e construtivo". "Nunca senti qualquer grau de preocupação ou dramatismo". António Costa acrescenta que este é "um processo normal na elaboração de um Orçamento do Estado que é mais exigente", porque marca uma mudança de políticas.

Questionado sobre se espera uma avaliação positiva, o primeiro-ministro referiu: "Não me cabe a mim substituir a Comissão Europeia, se eu achasse que a proposta não era uma boa proposta não a apresentaria".

"A proposta é responsável e cria condições de crescimento, para encetarmos trajectória de redução do défice e da divida de forma sustentada", diz Costa.

A Comissão Europeia ainda não deu luz verde ao esboço de Orçamento do Estado para este ano. O prazo para as negociações termina na sexta-feira, dia em que o Governo prevê entregar a proposta de Orçamento na Assembleia da República.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • toma lá dá cá
    04 fev, 2016 Santarém 23:25
    Pois a mim também me parece que vamos mudar deste "tempo novo" para mais uma vinda da troika em breve e de novo uma nova austeridade mais dura ainda do que a anterior que ainda persiste, se já estávamos asfixiados com tantos impostos mais vamos ficar e o que nos salva por enquanto é o barril de petróleo estar barato porque se vier para mais de 100 euros como já esteve e com o novo imposto vamos ficar quase impedidos de circular nas estradas.
  • Jorge
    04 fev, 2016 Portugal 14:09
    Sim claro, Portugal não precisa mais austeridade porque já tem dinheiro bastante para gastar e pagar o que deve. São afirmações características de caloteiros sem vergonha. Os caloteiros são assim mesmo, vejamos que qualquer um de nós sempre conhece um que deve mas não deixa de fazer festas, de ostentar em vez de pagar a quem deve. Somos um povo assim.
  • costa
    04 fev, 2016 algarve 10:54
    Depois de ler vários comentários, continuo a ver que maioria continua a defender o partido A ou B, só por causa das suas ideologias. Mas no final a culpa do estado em que se encontra o nosso País, é de todos nós. Todos conhecemos alguém que nos anos 80 e 90 receberem subsídios (claro que o estado também o teve e investiu nas maioria da vezes mal e com derrapagens enormes e sem que houvesse culpados), e em de os deveria ter investido para o progresso do país mas aproveitaram-se dele para comprar mansões e carrões, e nós que conhecíamos as situações mas calamos e por conseguinte também somos culpados. Infelizmente agora pagamos todos "os portugueses" , porque alguns continuam a estar acima da crise, não se admite que haja subvenções para ninguém, porque ninguém vai obrigado para cargos políticos, bem pelo contrário vão de livre vontade, e segundo dizem pelo bem do País , e depois é que se vê. Era nestes casos ( alguns chegam aos 9.000€ por mês!!!!!! e são 340????? cortar e cortar até não haver nenhum com estes "benefícios"...... quantos têm que descontar para que só um tenha direito a isto e muitos na cas do 50 anos quanto o comum dos mortais tem que descontar até aos 66 anos ( por enquanto).
  • João Lopes
    04 fev, 2016 Viseu 09:02
    A austeridade foi herança do governo socialista, chefiado pelo ex-primeiro-ministro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, atualmente em liberdade condicionada, mas continuando a ser investi-gado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.
  • Ernesto
    04 fev, 2016 esmoriz 07:21
    Isto é tapar o sol com a peneira e lá para Outubro ver se as sondagens estão favoráveis para eleições porque para o ano com estas medidas a factura vai ser gorda e dura. Lamentável
  • Ruben Miranda
    04 fev, 2016 Porto 02:20
    Ó caminhante, reza mas é para que o petróleo nao suba nos proximos tempos, pelo menos até às eleiçoes que o nosso Costa está para propor lá pra maio ou junho.. Porque, se por um acasosito, o barril de brent, que hoje está ao mais baixo preço de sempre, calha subir, aí vamos nós pra bancarrota outra vez que nem tordos. Os outros não tiveram essa sorte, mas para tudo na vida ela é preciso, neste caso mais qdo que competência, que essa anda muito arredia, convenhamos. E o tempo que foi preciso para se chegar a baixar 4 décimas? E com um impostozito ali tão facil à mão de semear? Os outros tiveram que baixar dos 10,4 % para os 3%. E agora foi preciso tanta converseta para baixar de 3 para 2,6%? O trabalhito já estava todo feito, o que é que demorou tanto? Cá a mim quer-me parecer que foi teatro, a fazer de contas que estrava difícil.
  • Francisco Rodrigues
    04 fev, 2016 Algés 01:10
    Então o Costa AUMENTA os impostos sobre combustíveis, carros, etc e mais aquilo que vai ser necessário lá para outubro. ...e a página da austeridade vai MESMO acabar ?? A sorte deste saco de stalinistas, caviares e loucos pelos tachos foi o petróleo descer a níveis impensáveis. ..que lhes permitiu respirar de alívio por momentos e malhar no povo .... Mas os muitos milhões em subsídios que vão ter que dar aos gangs das empresas públicas falidas, onde os vão buscar? Isto ainda só está na fase de nomear QUINHENTOS boys ....e girls e obedecer ao BE (aborto, etc. .) Governo a sério ainda nem começou E vai ser uma desgraça para o povo
  • José
    04 fev, 2016 açor 00:43
    Eh pá sempre contra os funcionários públicos. Então há funcionários públicos que têm salários tão baixos como os que trabalham no privado, congelados há anos, ficaram sem os subsídios, ficaram mais pobres, com as suas vidas viradas do avesso e vem estes fascistas que não têm mais nada para dizer se não o sempre contra os mesmos. É inacreditável que esta gente fica cheia de raiva quando sabe que se tenciona repor algumas migalhas, migalhas estas que foram roubadas pelo anterior governo. Vencimentos dos gestores da aviação civil nomeados ... salário aumentado em 150% no governo de passos coelho. Porque não falas disto américo??? A que funcionários é que tu te referes, é porque muitos dos funcionários públicos não estão com grandes salários como tu estás a querer convencer. Esta cambada sem escrúpulos está mais visto que quanto pior melhor, porque assim alguns vão mamando mais.
  • Maria
    03 fev, 2016 Simões 23:18
    Pois é, impostos no combustível e mais e mais impostos. E depois fazem crer que fica tudo bem. Desde que o funcionalismo público esteja calado, tudo ok. Os outros que levem com horários e salários miseráveis. Não tem mesmo moral nenhuma. Porque criticavam tanto os outros? Esses pelo menos não prometiam nada. sabiamos com o que contávamos. Estes prometeram rosas e agora é só espinhos. tenham vergonha!
  • Júlio
    03 fev, 2016 Aveiro 22:52
    Subsidiar a agricultura com 10% do rendimento da floresta. É que até agora esse rendimento só tem servido para o imobiliário, banca e setor automóvel...

Destaques V+