Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banif. Governador diz que implementou decisão do Governo e de Bruxelas

29 jan, 2016 - 21:10

Carlos Costa garante que dois bancos foram convidados, mas apenas o Santander apresentou uma proposta de compra do Banif.

A+ / A-

Veja também:


O governador do Banco de Portugal garante que, na resolução do Banif, apenas implementou a decisão do Governo e da Direcção-Geral da Concorrência em Bruxelas.

Ouvido esta sexta-feira no Parlamento, Carlos Costa lembrou que a lei, aprovada pelos deputados, prevê isso mesmo, com o supervisor a ter apenas um papel de implementar a decisão.

“De um processo que se desenvolve num quadro de urgência. Basta imaginar que foi feito o convite para apresentar propostas até às 8h00 da manhã de domingo e o processo tinha que estar concluído até às 23h59 desse mesmo domingo, é evidente que todos tinham de estar envolvidos nesse processo. Naturalmente, houve diálogo e interacção com o Governo, caso contrário não podíamos comprometer os recursos necessários para concluir a operação”, explicou o governador.

“O Ministério das Finanças concluiu, na sua qualidade de interlocutor da DG Concorrência, que não havia outra hipótese. Eu não duvido que o juízo do Ministério das Finanças foi bem fundamentado, mas não me cabe a mim agora estar a fazer a fundamentação”, salientou.

Questionado sobre quantos candidatos se apresentaram para comprar o Banif, Carlos Costa garantiu que apenas apareceu o Santander Totta, depois de um outro banco também espanhol não ter apresentado qualquer proposta.

“Não é verdade que tenha sido convidado apenas o Santander. Foram convidadas duas instituições, o Santander e o Banco Popular, que eram das suas únicas que preenchiam os requisitos necessários para satisfazer a carta de compromisso do Governo, do Ministério das Finanças com a Direcção-Geral da Concorrência. Por outro lado, preenchiam os requisitos estabelecidos na lei, que vossas excelências tiveram ocasião de aprovar, quando se trata da alienação de negócio numa situação de resolução”.

O governador insistiu que o desconto a que o Santander comprou o Banif resultou das regras da própria Direcção-Geral da Concorrência em Bruxelas e que nada poderia ser feito.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlos
    29 jan, 2016 Lisboa 22:29
    O sr Carlos Costa tem que meter a carne toda no assador e defender os interesses do país e seus inclusive não deixe que estejam sempre a malhar-lhe por tudo e por nada homem.

Destaques V+