Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa incita católicos e protestantes a perdoarem-se por ofensas passadas

25 jan, 2016 - 18:43

Francisco não quer que os erros, pecados e até crimes do passado continuem a envenenar as relações entre diferentes confissões cristãs.

A+ / A-
Papa convida ao perdão entre Igrejas
Papa convida ao perdão entre Igrejas

O Papa pede misericórdia e perdão pelos actos dos católicos contra outros cristãos e, sobretudo, que as culpas do passado não envenenem as actuais relações.

As palavras de Francisco foram proferidas esta segunda-feira à tarde na Basílica de São Paulo extramuros, no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

“Como bispo de Roma e pastor da Igreja Católica, quero invocar misericórdia e perdão pelos comportamentos não evangélicos praticados pelos católicos contra os cristãos de outras Igrejas”, disse Francisco.

“Ao mesmo tempo, convido todos os irmãos e irmãs católicos a perdoar, se, hoje ou no passado, sofreram ofensas de outros cristãos. Não podemos anular o que aconteceu, mas não queremos permitir que o peso das culpas passadas continue a envenenar as nossas relações”, sublinhou Francisco.

O ecumenismo tem sido uma forte aposta do pontificado de Francisco, que ainda esta segunda-feira confirmou que irá participar numa cerimónia conjunta com a Federação Luterana Mundial, para assinalar a reforma protestante em Lund, na Suécia, a 31 de Outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+