Tempo
|
A+ / A-

Angola. Empresas portuguesas não conseguem pagar trabalhadores

25 jan, 2016 - 15:22 • Sandra Afonso

Reservas de dólares nos bancos angolanos nunca estiveram tão baixas, o que dificulta o funcionamento das cerca de 13 mil empresas portuguesas de construção a trabalhar no país.

A+ / A-

A falta de dólares que se está a fazer sentir em Angola está a asfixiar as empresas portuguesas, que já sentem dificuldade em trabalhar, adverte a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) à Renascença, que diz que a situação se está a agravar.

Só no sector da construção, há cerca de 13 mil empresas portuguesas em Angola e 200 mil trabalhadores. Segundo o Sindicato da Construção Civil informa que cerca de 80 mil portugueses já regressaram entretanto de Angola.

Os bancos angolanos estão sem dólares para dar aos clientes e as empresas sem dinheiro para pagar a fornecedores e trabalhadores. “Deixa as empresas sem grandes possibilidades de trabalharem porque não têm matérias-primas, não têm os trabalhadores remunerados, querem resolver o problema, mas não têm uma situação fácil”, descreve o presidente da CPCI, Reis Campos.

“As linhas de crédito não funcionam e as entidades bancárias angolanas também não resolvem este problema”, acrescenta.

As reservas de dólares nos bancos angolanos nunca estiveram tão baixas devido à crise financeira e cambial que o país atravessa, pressionado pela queda do preço do petróleo. Muitos bancos já limitaram as entregas a mil dólares por cliente por semana.

As empresas são obrigadas a pagar os salários em kwanzas, mas mesmo estas transferências estão a ser dificultadas. “Já há alguns meses de atraso nessas transferências, que, segundo informações, têm sido, e vão ser, mais difíceis”, aponta Reis Campos.

Com os bancos sem dólares, o mercado informal acaba por ser a solução para muitos trabalhadores, que acabam por lá deixar parte do ordenado. Na última semana, o dólar estava a ser transaccionado a uma taxa média de 155 kwanzas, mas, no mercado de rua, já se pede mais de 350 kwanzas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+