Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Professores passam a ser contratados com base em critérios iguais

18 jan, 2016 - 20:53

São sinais de um tempo sem teimosias, diz Fenprof, satisfeita pelo regresso à lista nacional de colocação de professores.

A+ / A-

O Ministério da Educação vai substituir a Bolsa de Contratação de Escola (BCE) pela Reserva de Recrutamento, um concurso que se baseia numa lista nacional de graduação profissional, e que se vai aplicar em todas as escolas.

De acordo com uma proposta de alteração da lei que enquadra os concursos de professores, a que a agência Lusa teve acesso, as escolas com contrato de autonomia, e as consideradas Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) - as únicas que podiam contratar professores recorrendo à BCE - deixam de ter liberdade para definir critérios de selecção dos professores que necessitem de contratar, e passam a estar obrigadas, como todas as outras escolas do país, a contratar com base numa lista de graduação profissional nacional.

"Sem prejuízo de uma alteração mais profunda, considerando que as reformas são sempre progressivas, planeadas, negociadas e avaliadas com todas as entidades envolvidas, torna-se necessário de imediato efectuar alterações urgentes ao actual instrumento de gestão dos recursos humanos docentes do sistema educativo, designadamente o concurso da Bolsa de Contratação de Escola. [...]Pretende-se, em primeira instância, combater a morosidade e a complexidade do Concurso de Bolsa de Contratação de Escola, tornando o sistema de colocações mais eficaz e eficiente", lê-se no preâmbulo da proposta de alteração de lei.

De acordo com a proposta, todos os professores, passam a ser colocados no início do ano com base numa única lista nacional de graduação profissional, e as eventuais necessidades que não sejam preenchidas na contratação inicial, que acontece geralmente no início de Setembro, ficam disponíveis para o concurso de colocação denominado Reserva de Recrutamento.

As Reservas de Recrutamento, que são como pequenos concursos para necessidades residuais, que se seguem aos concursos nacionais, e que até agora decorriam até 31 de Dezembro, passam a decorrer até ao final do ano lectivo, incluindo para as escolas com contrato de autonomia e TEIP.

Esta alteração responde a uma reivindicação antiga das duas federações sindicais da educação, que sempre se mostraram críticas da possibilidade de algumas escolas poderem definir critérios de selecção de professores.

“Temos cerca de 900 escolas e agrupamentos. Havia um conjunto de 600 que tinham colocação nacional (o professor concorria para uma lista nacional e era colocado numa escola) e depois, 300 escolas, números redondos, abria, cada uma, o seu próprio concurso para a sua bolsa. Portanto, chegava o momento da candidatura e tínhamos um concurso para 600 escolas e 300 concursos para 300 escolas. Os professores concorriam para o maior número de escolas e alguns ficavam em primeiro em 70 escolas, por exemplo. Ao aceitar a colocação numa delas, havia uma que ficava sem o professor porque ele tinha ido para outra, sendo obrigada a reiniciar o recrutamento”, explica Mário Nogueira, dirigente da Fenprof.

A Federação Nacional dos Professores mostra-se, por isso, satisfeita com o fim da bolsa de contratação de escolas e o regresso à lista nacional de graduação e colocação dos professores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuelcabrito
    19 jan, 2016 Lisboa 15:44
    Dentro de todos os modelos de colocação de contratados até hoje utilizados, será este, sem dúvida, o que permitirá uma maior justiça, ainda que algumas escolas possam apanhar com algumas "favas", mas é a vida! Não é fácil esquecer, para alguns contratados, as situações de preterição por simples "cunha" a que foram sujeitos. Outra situação também pouco simpática que se vinha verificando, era a transformação de escolas "simples" em escolas TEIP, retirando a possibilidade a muitos de concorrer em RR para essas mesmas escolas...Para finalizar, e enterrar o assunto bem fundo, não esqueçam que durantes anos e anos, houve contratados com horários completos em escolas ""TEIP" a coberto de critérios de seleção pouco abonatórios, ultrapassando de forma considerada no mínimo pouco ética colegas seguramente igualmente competentes. Enfim!
  • Filipe
    19 jan, 2016 Porto 09:32
    Concordo plenamente com o fim da BCE e com uma única lista de graduação profissional para selecionar os candidatos! Parabéns à Fenprof e restantes sindicatos que lutaram pela reposição da verdade e HONESTIDADE na colocação de PROFESSORES! Obrigado!
  • Miguel
    19 jan, 2016 Riyadh 08:32
    Portanto, no essencial, a escola tem que aceitar qualquer incompetente que o Ministerio lhe imponha atraves dos fabulosos criterios aceites pela fenprof (sim, letra pequena), com base na eterna necessidade proletaria de assegurar salarios a calaceiros comunas, e sem a mais pequena preocupacao de procurar profissionais realmente empenhados em satisfazer as necessidades educativas das criancas. Viva o ensino! Viva a fenprof! Viva o forrobodo proletario!
  • Entra Sapo
    19 jan, 2016 Lisboa 08:26
    É acabar com a cunha e o compadrio, e repor a justiça.

Destaques V+