Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sírios sitiados por todo o país. Em Madaya, morre-se à fome

15 jan, 2016 - 13:20

Há 450 mil pessoas presas em 15 locais sitiados em zonas controlados alternadamente pelo governo, Estado Islâmico e outros grupos rebeldes. Em Madaya, morreram 32 pessoas à fome nos últimos 30 dias.

A+ / A-

O Crescente Vermelho sírio conseguiu autorização para enviar equipas médicas para a cidade cercada de Madaya esta sexta-feira, onde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se registaram 32 vítimas da fome nos últimos 30 dias.

As Nações Unidas (ONU) esperam conseguir enviar mais colunas humanitárias para as cidades de Madaya, cercada por forças governamentais, Foua e Kefraya, cercadas por rebeldes, na próxima semana. Ainda não há data marcada para Zabadani, também a precisar de assistência humanitária urgente.

De acordo com a ONU, há 450 mil pessoas presas em 15 locais sitiados por todo o país em zonas controlados alternadamente pelo governo sírio, pelo autodenominado Estado Islâmico e por outros grupos rebeldes.

As organizações no terreno, citadas pela agência Reuters, têm dado conta de um cenário devastador, com centenas de pessoas em perigo de vida devido à subnutrição e dezenas de mortes.

Esta sexta-feira, a UNICEF alertou que em Madaya, das 25 crianças observadas pelos seus profissionais, 22 exibiam sinais de subnutrição “moderada a grave”.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse na quinta-feira que as forças no terreno estão a cometer “atrocidades” e condenou o uso da fome como arma de guerra num conflito, que se arrasta há quase cinco anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Areias
    16 jan, 2016 Sobralinho 12:01
    Como foi possível os "humanos" permitirem isto?. Que Mundo temos? O que podemos esperar? Para onde caminhamos?. Creio que nem Deus nos vai salvar. O Mundo está perdido.
  • Joca
    15 jan, 2016 Oeiras 19:05
    Numa das imagens que passou na TV uma das sitiadas libertada reconhecia que o que estavam a passar era devido a não se terem oposto à entrada dos rebeldes na cidade. Permitiram a sua entrada e deu no que deu. Afinal de um país organizado que fazia o seu percurso histórico, com erros e sucessos como em todo o lado, por cobiça e interesses, especialmente do ocidente, transformaram aquela terra cheia de relíquias da História num monte de ruínas onde a vida humana deixou de ser possível.
  • Maria
    15 jan, 2016 Porto 16:17
    E ainda vêm para cá exigir melhores condições de vida...
  • mendes
    15 jan, 2016 luxembourg 15:43
    Acabem com aquele sofrimento todo lancem a bomba atomica envien-nos para o paraiso.

Destaques V+