Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aviso vermelho. "Alex" aproxima-se dos Açores

14 jan, 2016 - 11:44

Os modelos meteorológicos prevêem que o ciclone atinja o arquipélago na madrugada de sexta-feira.

A+ / A-

O aviso do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) para os Açores passou a vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, para os grupos central e oriental devido à aproximação do ciclone tropical “Alex”.

Os modelos meteorológicos prevêem que o ciclone atinja o arquipelago na madrugada de sexta-feira, indicou à Renascença Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do IPMA.

"Os vários modelos meteorológicos utilizados neste tipo de situação estão de acordo na trajectória do sistema, pelo que é de esperar que a tempestade atinja mesmo o arquipélago, especialmente durante a madrugada e manhã de sexta-feira”, disse.

Carlos Ramalho apontou que, "às 5h00 da manhã [desta quinta-feira], a tempestade estava a 905 quilómetros a sul-sudoeste dos Açores, com deslocamento para norte-nordeste, a uma velocidade de 30 quilómetros/hora".

"A partir da noite de hoje, com a aproximação da tempestade ‘Alex’, espera-se um aumento gradual da intensidade do vento, de 80 quilómetros/hora no grupo oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel", adiantou o meteorologista.

Quando atingir o arquipélago, os especialistas estimam que o vento será de 100 a 130 quilómetros/hora nos grupos oriental e central (ilhas Terceira, Faial, Pico, Graciosa e São Jorge), com "chuva forte e forte agitação marítima, com ondas de seis a oito metros para os dois grupos".

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos alertou esta quinta-feira que há 70% de possibilidade nascer um novo ciclone a sul do "Alex".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+