Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Inovador e inspirador". Arquitecto chileno Alejandro Aravena vence o Pritzker

13 jan, 2016 - 16:20

Aos 48 anos, Aravena é distinguido com o mais prestigiado galardão da arquitectura pela sua obra democrática e sustentável que demonstra como a arquitectura pode melhorar a vida das pessoas.

A+ / A-

O arquitecto chileno Alejandro Aravena venceu o prémio Pritzker, considerado o mais importante da arquitectura. Director da bienal de arquitectura de Veneza deste ano, tem 48 anos e é a primeira figura da arquitectura chilena a receber este galardão.


Torres Siameses, 2005, Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile. Foto: Cristobal Palma

Para o júri, Aravena é um arquitecto "inovador e inspirador", que demonstra como a arquitectura pode melhorar a vida das pessoas. O trabalho arquitectónico dele representa uma "oportunidade económica para os menos privilegiados, atenua os efeitos dos desastres naturais, reduz o consumo energético e providencia o bem-estar no espaço público", sublinha o júri em comunicado.




Bairro Social de Quinta Monroy, 2004, Iquique, Chile. Foto: Cristobal Palma

O prémio Pritzker é atribuído desde 1979 pela Fundação Hyatt, da responsabilidade da família Pritzker, para agraciar um arquitecto cuja obra demonstre talento, beleza e que contribua para o desenvolvimento da humanidade. Tem um valor monetário de cerca de 92.000 euros.

Faculdade de Medicina, 2004, Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile. Foto: Roland Halbe

Na história do Pritzker, a arquitectura portuguesa foi reconhecida por duas vezes, quando o prémio foi atribuído em 1992 a Álvaro Siza Vieira e, em 2011, a Eduardo Souto de Moura.

Os brasileiros Óscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, a iraquiana Zaha Hadid, o italiano Renzo Piano e o norte-americano Frank Gehry também já foram distinguidos com o Pritzker. Em 2015, o vencedor do prémio foi o arquitecto alemão Frei Otto.

Este ano, o júri do Pritzker, presidido por Peter Palumbo, contou com Stephen Breyer, Yung Ho Chang, Kristin Feireiss, Glenn Murcutt, Richard Rogers, Benedetta Tagliabue e Ratan N. Tata.

Faculdade de Matemática, 1999, Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile . Foto: Tadeuz Jalocha

Centro de Inovação UC – Anacleto Angelini, 2014, San Joaquín Campus, Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile. Foto: James Florio


“Chairless”, 2010, Design para a Vitra . Foto: Nicole Bachmann


Parque Bicentenário Infantil, 2012, Santiago, Chile. Foto: Cristobal Palma



Fundação Jan Michalski, 2015, Montricher, Switzerland. Foto: DR

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paula Figueiredo
    18 jan, 2016 Indaiatuba 17:03
    Arquitetos preocupados com o bem estar social e sustentabilidade serão muito bem vindos ao futuro ! Esta é uma atitude de consciência e deve prevalecer ! Arquiteta Paula Figueiredo
  • Rodrigo
    14 jan, 2016 Campinas 12:29
    O futuro da arquitetura e construção, será sustentável. Projetos que se preocupam não só com a aparência, mas também com eficiência serão cada vez mais procurados e executados. Rodrigo (www.montage.com.br)
  • Rodrigo
    14 jan, 2016 Campinas 12:24
    O futuro da arquitetura e construção, será sustentável. Projetos que se preocupam não só com a aparência, mas também com eficiência serão cada vez mais procurados e executados. Rodrigo (www.montage.com.br)

Destaques V+