Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Notícia Renascença

Feriados do Corpo de Deus e Todos os Santos devem voltar já em 2016

04 jan, 2016 - 18:23 • Filipe d'Avillez

O chefe da delegação da Santa Sé nas negociações com o Estado português sobre a concordata diz à Renascença que nem é preciso negociar: basta o Governo notificar a nunciatura sobre a sua vontade de repor os feriados.

A+ / A-

O Corpo de Deus e o Dia de Todos os Santos serão novamente feriados nacionais já em 2016. Quem o diz é D. António Montes Moreira, chefe da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária que trata das questões da Concordata entre o Vaticano e o Estado português.

A reposição dos feriados suprimidos pelo Governo de Pedro Passos Coelho é discutida na sexta-feira na Assembleia da República. Todos os partidos, com excepção do PAN, têm projectos sobre o tema. Alguns dos projectos recomendam ao Governo que entre em contacto com a Santa Sé para repor também os feriados religiosos, a par do 5 de Outubro (Implantação da República) e o 1 de Dezembro (Restauração da Independência).

D. António Moreira diz à Renascença que o processo é simples e que não são precisas negociações, bastando uma mera formalidade.

“Em relação aos feriados civis, o Governo tem toda a disponibilidade para decidir, mas da parte dos feriados religiosos, na situação presente, não é necessário fazer negociações com a Santa Sé”, explica o bispo emérito de Bragança.

“Este pedido foi feito numa situação especial e a Santa Sé manifestou o seu acordo por um período de cinco anos. Como o Governo português agora decide não esperar pela conclusão dos cinco anos e alterar desde já a situação, bastará uma nota verbal do Ministério dos Negócios Estrangeiros para a nunciatura, dizendo que esta é a disposição do Governo português e a nunciatura responde dizendo que sim, toma nota, e passa-se imediatamente à execução.”

É assim de esperar que os feriados religiosos voltem já este ano. O Dia de Todos os Santos é um feriado fixo, a 1 de Novembro, este ano uma terça-feira. Já o Corpo de Deus é uma solenidade móvel, que é sempre assinalado a uma quinta-feira, mas cuja data depende da Páscoa, também móvel. Este ano o Corpo de Deus celebra-se a 26 de Maio.

Os feriados religiosos são regulamentados por acordo com o Vaticano, através da Concordata entre o Estado português e a Santa Sé. Para suprimir os dois feriados religiosos foi necessária, por isso, uma negociação com a Santa Sé, mas para a reposição, segundo D. António Montes Moreira, tal não será preciso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mosteiro
    05 jan, 2016 Coimbra 10:37
    Dizer-se que os feriados não têm qualquer tipo de impacto na economia ou no PIB é dizer as coisas por dizer se conhecimento algum da realidade.
  • Lídia juliano
    05 jan, 2016 Algés 08:52
    Venho eles! fico á espera....
  • Porconta
    05 jan, 2016 Porto 01:14
    Ò Sr.PITUÌNA pode-me esclarecer qual dos Primeiros Ministros é o Democraticamente eleito? O que foi indigitado e reprovado na Assembleia da Republica eleita Democraticamente pelos Portugueses ou o que foi indigitado com a aprovação da Assembleia?
  • Observador
    04 jan, 2016 Lisboa 23:42
    Parece que o Pituína está "ressabiado" e continua sem entender o que significa a democracia, quando até o próprio Passos Coelho já se deixou deste tipo de conversas. Não é necessário pesquisar muito, para perceber que a suspensão dos feriados durante os 3 últimos anos não teve qualquer efeito prático no PIB, portanto, faz todo o sentido repor aquilo que nunca deveria ter sido suspenso!
  • pituína
    04 jan, 2016 Lx 21:40
    Sr Jose, uma pergunta se me permite: está a falar para o democraticamente eleito ou para o do golpe de secretaria?!?
  • pituína
    04 jan, 2016 Lx 21:21
    Voltou a rebaldaria ao nosso altamente produtivo portugal! Vive los days off!
  • jose maló
    04 jan, 2016 carvoeiro lagoa algarve 20:43
    Muito aprecearia que o EXMO SENHOR PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL, ONDE EU DEPOSITEI O MEU VOTO; ME DISESSE COMO VAI SER O PAGAMENTO DO SUBS: DE MATAL. Se bem me lembro, tgeria sido dito pelo Exmo Senhor Dr. António Costa, que iria ser re+posto como no antigamento. Obrigado e BOM ANO. José Maló

Destaques V+