Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Negligência? PSD diz apenas que Governo anterior tentou vender o Banif

21 dez, 2015 - 11:07

Os sociais-democratas não comentam críticas da esquerda, nem a notícia de que a venda do Banif foi adiada para não perturbar a "saída limpa" do programa de assistência.

A+ / A-

O PSD não comenta as críticas do PS, PCP e Bloco de Esquerda à actuação do Governo de Pedro Passos Coelho no dossiê Banif, mas diz-se disponível para dar esclarecimentos na comissão parlamentar de inquérito sobre o tema já pedida pelos partidos de esquerda.

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o deputado do PSD António Leitão Amaro recorda apenas que "durante muito tempo o Estado e o próprio banco procuraram concretizar a venda, evitando a resolução e as perdas para os contribuintes".

Os sociais-democratas não comentam a notícia, avançada pela TSF, de que a venda do Banif foi adiada para não perturbar a "saída limpa" do programa de assistência .

António Leitão Amaro não quis comentar as eventuais responsabilidades do anterior governo PSD/CDS-PP num arrastar da situação que tivesse prejudicado a solução que foi concretizada pelo actual executivo, mas disse que "na anterior resolução", do BES, optou-se "por uma participação muito mais significativa das instituições financeiras, enquanto neste caso do Banif o Governo e Banco de Portugal optaram por chamar a uma participação directa e muito elevada os contribuintes".

O deputado social-democrata reiterou duas ideias: a de que não existe ainda informação suficiente e a de que o Estado e o banco tentaram vender o banco para evitar uma resolução.

"Neste momento não existe ainda informação suficiente que permita fazer uma apreciação cabal da escolha feita pelo Governo e pelo Banco de Portugal, as alternativas que existiriam e as razões para essa escolha", afirmou.

Banif motiva comissão de inquérito

PS, PCP e Bloco já anunciaram que vão avançar com uma comissão parlamentar de inquérito sobre a situação no Banif. PSD e CDS concordam.

"O PSD apoia e é favorável a um inquérito parlamentar, que permita averiguar desde as razões que justificaram a capitalização do Banif, em final de 2012, até à decisão ontem [domingo] tomada e conhecida, as alternativas existentes e as razões que a justificaram, bem como a implementação dessa decisão", afirmou Leitão Amaro.

Fonte do CDS disse à Renascença que o partido é também favorável à criação de uma comissão parlamentar de inquérito.

O Governo e o Banco de Portugal decidiram no domingo a venda da actividade do Banif e da maior parte dos seus activos e passivos ao Banco Santander Totta por 150 milhões de euros, anunciou o Banco de Portugal em comunicado.

A alienação foi tomada "no contexto de uma medida de resolução" pelas "imposições das instituições europeias e inviabilização da venda voluntária do Banif".

A operação "envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões de euros que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1.766 milhões directamente do Estado", disse o banco central, garantindo que esta solução "é a que melhor protege a estabilidade do sistema financeiro português".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando
    26 dez, 2015 porto 22:11
    Por esta ordem de ideias de um em um vão todos falir, se não houver alguém que ponha mão nisto. Os gestores ganham milhões, mas quando corre mal lá está o Estado para cobrir. Confisquem os bens de todos os gestores.A partir de gerente já tem carro e depois vai subindo a categoria de carro, no tempo da outra senhora não podia haver vencimento superior a 10 a 12 vezes o salário mais baixo, pensava que depois da ditadura iria haver mais distribuição, mas verificasse o contrário, uns têm tudo e outro nada.
  • fanã
    22 dez, 2015 aveiro 10:30
    Os contribuintes estão entregues a LADRÕES !!!!!!!!!...............................passados e futuros!
  • Aldrabões
    22 dez, 2015 Port 08:58
    E Bandidos legalizados!
  • Mafurra
    21 dez, 2015 Lisboa 18:44
    E como maus negociantes que foram, basta ver o esbulho que fizeram com as melhores empresas do país, aqui também não foram capazes de fazer melhor.
  • Luis
    21 dez, 2015 lisboa 12:46
    Há quarenta anos que andamos a ser roubados escaradamente por autênticas organizações mafiosas que envolvem partidos politicos, banqueiros, construtores empresarios e sociedades de advogados. Falar do prejuizos da banca, do desaparecimento de 500 ton de reservas de ouro, do valor das previtizações e dos dinheiros comunitarios que vorazmente encheram os bolsos a autênticas seitas seria exaustivo. A pergunta que se coloca é: " A culpa é de toda esta cáfila de ladrões"? Não, a culpa é de todo este povo borrego e de fácil manipulação que tudo suporta e que gosta do que suporta. A agravar tudo isto uma justiça que nos envergonha porque é tudo menos justiça. A aldeia é demasiado pequena, todos se conhecem e todos são amigos por isso todos e todas as Instituições se protegem uma às outras. "Nasci Português, fui enganado".
  • Alentejano
    21 dez, 2015 Évora 11:36
    Afinal aquela frase do fascizóide Coelho "Que se lixem as eleições" não faz grande sentido. Como sabia que o BANIF iria levar a perdas para os contribuintes e consequentemente perda de votos para o seu desgoverno, empurrou a "barriga para a frente" e não resolveu o problema do banco. Grande aldrabóide e incompetente que é este Coelho.
  • Que grande lata
    21 dez, 2015 lx 11:19
    O que eles PSDs e CDSs queriam, era uma saida "limpa"! Afinal, andaram a enganar-nos e reconhecem agora que o fizeram! A saida, afinal, foi muita suja e quem viesse a seguir que fechasse a porta!...Não é por acaso que queriam continuar no poder, para nos irem escondendo a saida suja!

Destaques V+