Tempo
|
A+ / A-

Banif. Costa admite "custo muito elevado para os contribuintes"

20 dez, 2015 - 23:53 • Paulo Ribeiro Pinto , Carlos Calaveiras

Santander compra Banif por 150 milhões. O negócio, fechado no domingo à noite, significa uma factura para os contribuintes no valor de 2.255 milhões de euros.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, confirma que o Banif foi vendido ao Santander e admite que esta operação terá um "custo muito elevado para os contribuintes".

Apesar de haver um "custo muito elevado para os contribuintes", esta é a solução "que melhor defende os interesses do país" e a "menos má" entre as "legalmente possíveis", confirmou o chefe de Governo, este domingo.

Numa curta declaração sem direito a perguntas, em São Bento, Costa garantiu que a solução "protege todos os depositantes (incluindo poupanças dos emigrantes), defende os postos de trabalho e a estabilidade do sistema financeiro".

"A resolução de uma instituição bancária é dolorosa e custosa para os contribuintes", acrescentou.

O chefe de Governo deixou também críticas ao anterior Governo ao lembrar que a crise no banco já era conhecida há mais de um ano e não foi encontrado um plano válido. “Desde Janeiro de 2013 que o Estado tinha a maioria do capital e estava obrigado a fazer aprovar por Bruxelas um plano de reestruturação.”

Antes de António Costa falar, através de comunicado, o Banco de Portugal confirmou que o Banif foi vendido ao Banco Santander.

Foi ainda decidido dividir o banco insular em dois. A parte "boa" passa para o controlo do banco espanhol e os activos tóxicos serão transferidos para um veículo de gestão de activos.

No Banif, que continua a existir, permanecem activos para serem liquidados no futuro.

A operação envolve um apoio público estimado de 2.255 milhões de euros para cobrir contingências futuras. O fundo de resolução entra com 489 milhões e o Estado directamente com 1.766 milhões.

O Estado tinha 60,5% do Banif.

Para esta segunda-feira está marcado um Conselho de Ministros extraordinário para discutir um orçamento rectificativo. O PS vai pedir um inquérito parlamentar ao caso Banif, confirmou Carlos César, presidente do grupo parlamentar do PS.

[Actualizado às 01h10]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    22 dez, 2015 aveiro 10:36
    Lá se vão os cêntimos e euritos, dos aumentos insignificantes das pensões e salários, pagaremos muito mais que estes míseros valores!.....mas enfim !!!......................beneficiamos mais uns banqueiros....Nã hée?????
  • Vasco
    21 dez, 2015 Santarém 23:26
    Isto torna-se insuportável e não dá para entender! Os banqueiros que levaram os bancos à falência ou próximo disso devido a negócios ruinosos e certamente alguns deles inevitáveis pois ao entrarem com capitais noutros bancos estrangeiros e estes indo à falência vai tudo por água abaixo, caso da Grécia entre outros, depois o Banco de Portugal que parece apenas existir para albergar mais uns quantos barões e pouco ou nada faz para supervisionar as andanças da banca, em seguida um governo que deixou ir longe demais tudo isto e que ainda por cima investiu milhares de milhões para "salvar" os bancos em crise e agora por fim mais outro governo que afinal acaba por fazer precisamente o que o anterior pretendia afirmando agora ser a melhor opção quando afinal o Estado detinha mais de 60% do valor do Banif porque razão então o senhor Costa que pretende inverter o negócio da TAP e outras transportadoras não optou neste caso por nacionalizar o Banif limpando de lá os actuais gerentes e pondo nova gerência em vez de vender por meia dúzia de tostões uma coisa que vale milhar de milhões e onde já enterraram esse valor ou mais? Compreendo que isto é um caso muito complexo e que quem deposita o dinheiro nos bancos não é para sair defraudado da situação, mas há que haver políticos à altura e com braço de ferro e atempadamente o que não foi o caso e nem tão pouco os responsáveis são devidamente punidos e temo mesmo que mais casos vão surgir ainda
  • Malaquias
    21 dez, 2015 Mesopotanea 22:27
    A seguir não surgirá também um problema com o BPI? O Fernando Erich estava muito interessado no indiano para PM. Os administradores infiéis gostam muito do PS. Sabem que eles lhes dão mais cobertura. Haver vamos . Boa noite.
  • JRVaz
    21 dez, 2015 Viseu 10:51
    Como é possível, um banco com tanto emigrante e tanta porcaria lá dentro, a capitalização descontrolada e empréstimos, desordenados obrigam os contribuintes a um sacrifício deste tamanho, quanto mais control mais desgovernados estão os bancos, parece um baralho de cartas, os emigrantes também têm de saber onde guardam as suas poupanças......
  • Paulo
    21 dez, 2015 Lisboa 09:44
    Fica a pergunta porque fizeram a resolução do bes e não fizeram logo deste, veja-se a dimensão desta factura para os contribuintes pagarem, o regulador também podia ter acordado mais cedo porque não o fez, Banqueiros controlem-se nós com ordenados mínimos não aguentamos mais isto porra.
  • Petervlg
    21 dez, 2015 Trofa 09:18
    Os interesses dos Portugueses??? Não entendo porque os sucessivos governos apoiam os bancos e as empresas não. Muitas empresas fecham porque fazem maus negócios, os bancos são iguais, deviam deixar cair o banco, as pessoas que estão a frente dos bancos deviam ficar sem o seu patrimoniado todo e presos. Isto não se faz ao povo Português, existe interesses, sim, mas é dos políticos. simplesmente vergonhoso, 150 milhões euros, pedia-se a pessoa que saiu o euromilhões que fica-se com o banco
  • Paulo
    21 dez, 2015 vfxira 09:09
    Mais um GRANDE NEGÓCIO do governo do psd/cds,são sempre os contribuintes a pagarem os desvarios da banca e as más decisões politicas,Se não tivessem sido corridos do governo,este pobre país não duraria muito tempo.
  • mikas
    21 dez, 2015 aqui 08:54
    Caramba, com um Euromilhões daqueles (:) podia ter comprado o banco se mandasse o passivo às urtigas ? Estão mesmo à rasquinha hehehe Podia ser só por um dia, mas já podia dizer que fui banqueiro. Afinal não custa nada :)
  • agostinho v couto
    21 dez, 2015 usa 01:59
    realmente isto mete mesmo ,,do da pena ,,vem este ,,iluminado no fim de uma noite de domingo ,,,ja ha muita gente a dormir e vem este senhor dar a grande novidade ,, mais impostos para pagar esta trapalhada ,,, millhoes e mais milhoes ,,depois vem a a tap ,,mais milhoes e milhoes ,, e isto ainda nao comecou sao so os primeiros dias ,,imaginem que esta gente se vai manter a frente do pais por quatro ou mais anos ,, o que e que era ser de portugal ?
  • Eugénio Rodrigues
    21 dez, 2015 Tavira 00:22
    Podemos todos agradecer ao Passos e à Maria Luis.

Destaques V+