Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeiro-ministro espanhol agredido em campanha

16 dez, 2015 - 19:50

Agressor é um jovem de 17 anos, que fará parte de um movimento que defende a independência da Galiza. O ataque foi captado em vídeo.

A+ / A-

O primeiro-ministro espanhol foi agredido esta quarta-feira durante uma acção de campanha em Pontevedra, na Galiza.

Mariano Rajoy estava na rua a conversar com um grupo de pessoas. De repente, um jovem que estava ao seu lado desferiu um violento murro que atingiu o líder do Partido Popular (PP) na face.

O momento da agressão foi captado em vídeo e está a ser divulgado pela comunicação social espanhola. O presidente do Governo espanhol ficou combalido e foi prontamente rodeado pelos seus apoiantes.

O agressor é um jovem de 17 anos, que foi detido no local. Deverá ser acusado de atentado contra a autoridade.

Fontes do PP, citadas pelo jornal "El Mundo", referem que o jovem pertence a um movimento que defende a independência da Galiza, de onde é originário Mariano Rajoy.

Outras fontes adiantam que o agressor também pertence à Mocidade Granate, a ala radical da claque do Pontevedra Club de Futbol.

Mariano Rajoy foi levado pela segurança para um hotel das imediações, mas já prosseguiu a campanha na região da Galiza.

O primeiro-ministro publicou, entretanto, uma mensagem na rede social Twitter: “Agradeço do coração as manifestações de afecto e solidariedade que me têm feito chegar. Vamos continuar a trabalhar”, escreve Mariano Rajoy.

Os outros candidatos já lamentaram a agressão.

A agressão acontece a poucos dias das eleições gerais, que estão marcadas para o próximo domingo.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel da Costa Jaime
    17 dez, 2015 Angola 13:25
    Atitudes deste género, merece um castigo disciplinar contra este jovem, sem querer defender o primeiro ministro espanhol Mariano Rajoy, por mais que tenhas conflitos esta não é a solução para resorvé-los, muito menos o memento exato para tratar do assunto. eu considero isso como golpe de estado.
  • António Costa
    16 dez, 2015 Cacém 21:13
    Um murro? Ainda à pessoas a dar murros? Sr, Mariano Rajoy esteja descançado e vá aproveitando a Galiza! Em França "os murros" fazem muito mais barulho!

Destaques V+