Tempo
|
A+ / A-

Movimentos católicos assinalam dez anos de concertos de Natal solidários

16 dez, 2015 - 18:59 • Filipe d'Avillez

Mais uma vez, o dinheiro angariado neste concerto reverte para o Apoio à Vida, uma organização que ajuda mulheres grávidas em situações difíceis.

A+ / A-

Vários movimentos católicos juvenis juntam-se este fim-de-semana para dois concertos de Natal solidários.

Os concertos juntam, pelo 10.º ano consecutivo, as Equipas de Jovens de Nossa Senhora, Comunhão e Libertação, Schoenstatt e Centro Universitário Padre António Vieira.

Os dois concertos, na Igreja da Encarnação, no Chiado, em Lisboa, estão agendados para sábado às 21h00 e domingo às 15h00, os bilhetes compram-se à entrada e têm o valor máximo de quatro euros para maiores de 25 anos. Famílias e menores de 25 pagam três e crianças até aos seis anos não pagam.

“O facto de já termos chegado aos dez anos é um marco muito giro e é sempre muito bom ver gente nova a entrar, depois a casar, a ter filhos e a sair, porque têm de seguir o percurso normal de vida. Mas continuam a vir, alguns”, explica Pedro Castro, da organização.

Para este responsável, os concertos têm um triplo efeito: evangelizam, entretêm e estreitam os laços entre os diferentes movimentos. “É muito giro partilharmos um bocadinho as várias maneiras de estar dentro de cada movimento. Isso nota-se nos ensaios, muitas vezes acabamos os ensaios e estamos um bocadinho juntos e vêm à baila temas que discutimos."

Ajudar grávidas em dificuldade

Como habitualmente, os fundos angariados com os bilhetes revertem na íntegra para o Apoio à Vida, uma organização que apoia e acompanha mulheres grávidas em dificuldades

"O terceiro sector só vive da ajuda dos benfeitores, dos amigos e com contribuições da Segurança Social. O Apoio à Vida não é excepção, é assim que sobrevivemos. Esta receita é mesmo muito importante para podermos continuar a apoiar cada vez mais mães e a ajudar cada vez mais bebés a nascer", afirma Rafaela Nogueira, funcionária da instituição.

"Temos duas grandes vertentes, o gabinete, que é onde funciona a sede do Apoio à Vida, e a Casa de Santa Isabel [em Lisboa]. Na Casa de Santa Isabel a lotação está no máximo, estão acolhidas dez mães. No gabinete, este ano estamos a acompanhar cerca de 370 mães, das quais 230 ou 240 procuraram-nos pela primeira vez este ano.”

Este ano, quem for ao concerto terá ainda a oportunidade de fazer umas compras de Natal de última hora e ajudar ainda mais o Apoio à Vida. Estarão à venda presentes feitos pelas mães que residem na Casa de Santa Isabel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+