Tempo
|
A+ / A-

“Cuidado com os manhosos. Salvação não se vende nem se compra”, diz Papa

16 dez, 2015 - 12:26

Depois da notícia de terça-feira de milhares de bênçãos papais, o Papa alertou os fiéis para não acreditarem em quem procura lucrar com o Jubileu da Misericórdia.

A+ / A-
Papa Francisco. "A salvação não se compra nem se vende!"
Papa Francisco. "A salvação não se compra nem se vende!"

O Papa alertou esta quarta-feira para os vigaristas que tentam lucrar com o jubileu da misericórdia, cobrando dinheiro pela venda de bênçãos e de passagens por “portas santas” abertas em todo o mundo.

Na segunda-feira, a polícia italiana apreendeu 3.500 pergaminhos com falsas bênçãos papais que se destinavam a ser vendidos a peregrinos durante o Jubileu, que começou no dia 8 de Dezembro, com a abertura da “porta santa” na Basílica de São Pedro.

“Já que o Jubileu decorre em todo o mundo e não apenas em Roma, pode tornar-se numa experiência partilhada por todos”, congratulou-se Francisco, durante a audiência geral semanal na praça de São Pedro.

“Tomai atenção aos espertos e manhosos que vos disserem que é preciso pagar. A salvação não se paga e não se compra”, avisou.

Desde do lançamento do Jubileu, a 8 de Dezembro, mais de dez mil “portas santas” foram abertas por todo o mundo, de acordo com o Conselho pontifício para a promoção da nova evangelização.

Atravessar uma “porta santa” – tradicionalmente em uma ou nas quatro basílicas romanas – em peregrinação permite receber a “indulgência plenária” para o perdão dos pecados.

Pela primeira vez na história dos Jubileus, o Papa pediu a abertura de “portas santas” em todas as catedrais, santuários e locais significativos em todo o mundo, para que a peregrinação possa ser feita por todos e não apenas por aqueles que podem viajar até Roma.

De acordo com o Vaticano, 180 mil peregrinos atravessaram a “porta santa” da basílica de São Pedro nos primeiros dias do Jubileu.

Esta quinta-feira, 15 mil pessoas estavam na praça de São Pedro, onde a segurança foi reforçada antes das celebrações de Natal.

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia termina a 20 de Novembro de 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+