Tempo
|
A+ / A-

​Maria de Belém critica Marcelo. “Fui à aula da vida e aprendi muita coisa”

08 dez, 2015 - 23:01 • Raquel Abecasis

Em entrevista à Renascença, a candidata presidencial considera que não pode haver um "cata-vento" em Belém. E diz que “por algum motivo a direita é tão crítica em relação" a Marcelo Rebelo de Sousa.

A+ / A-
Maria de Belém critica Marcelo. “Fui à aula da vida e aprendi muita coisa”
Maria de Belém critica Marcelo. “Fui à aula da vida e aprendi muita coisa”

Maria de Belém Roseira considera que a sua “experiência pública e política” são determinantes para a função presidencial. Em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença, a candidata a Presidente da República apresenta os seus trunfos eleitorais.

“Eu conheço o país profundamente, eu conheço o país não das voltas da campanha eleitoral. Eu fiz muitas campanhas eleitorais, eu fiz muito trabalho em todo o Portugal, eu fiz acções, criei experiências inovadoras, realizei actividades, tomei decisões, fui confrontada com muitas tensões, com situações de grande complexidade e as pessoas sabem como é que eu decido, sabem como me comporto”, afirma a antiga ministra da Saúde.

Maria de Belém considera-se “uma pessoa fiável, que não falta aos seus compromissos e que tem sempre vontade de construir algo de positivo”.

E acrescenta: “Porque há muita gente – isto é como nas escolas ou nas universidades – que vai às aulas e não aprende nada . Eu fui à aula da vida e aprendi muita coisa.”

Nesta entrevista à Renascença, a antiga ministra socialista lança um forte ataque ao adversário Marcelo Rebelo de Sousa, que considera não ser uma pessoa “fiável” e que é criticado pela própria direita.

“Por algum motivo a direita é tão crítica em relação ao candidato de direita [Marcelo Rebelo de Sousa]. É porque o conhece bem.”

Afirma que Marcelo Rebelo de Sousa “faz bem o estilo de comentador” político, mas o Presidente da República “não pode ser um comentador” que “uma semana crítica um, noutra semana critica outro”.

“Isto era uma agitação permanente. Ele próprio também sabe perfeitamente que é assim e, por isso, é que Pedro Passos Coelho, quando num congresso definiu as características que para o PSD um candidato presidencial deve ter, referiu que não pode ser um cata-vento.”

Maria de Belém diz que, se chegar à Presidência, a sua primeira prioridade será acudir à pobreza infantil.

Aos portugueses deixa uma garantia: “Não serei uma Presidente intrometida naquilo que não devo e serei uma Presidente activa naquilo que devo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joana Gomes
    08 jan, 2016 Lisboa 17:10
    Esta rádio é uma vergonha de PAULO MORAIS, nada. A vergonha da democracia Portuguesa
  • Isabel
    30 dez, 2015 Lisboa 09:18
    Gostaria imenso de não ver os candidatos presidênciais a fazerem ataques pessoais entre si. Estamos fartinhos de conversa de "vizinhas". Poupem-nos.
  • MARIA CRISTINA ALVES
    09 dez, 2015 BARCELOS 22:31
    O DR. MARCELO REBELO DE SOUSA INCOMODA MUITA GENTE, INCLUSIVE A DRA. MARIA DE BELÉM? PORQUE SERÁ? TEM MEDO DE COMPETIR COM ELE? É UM CADIDATO FORTE E HONESTO, A JUVENTUDE ESTÁ COM ELE E NÃO SÓ. FELIZMENTE CUMPRO O SONHO DE O VER ONDE ESTÁ, FORÇA DR. MARCELO REBELO, FAÇA DO NOSSO PAIS AQUILO QUE ELE MERECE. VOCÊ TEM CAPACIDADES, MOSTRE O QUE VALE PELO NOSSO PAÍS. HÁ ANOS QUE EU ESPERO POR ESTE MOMENTO. FORÇA DR. MARCELO, VOCÊ É O MEU ÍDOLO.
  • Já assim diziam...
    09 dez, 2015 Já assim diziam... 21:40
    Já assim diziam os "trolhas" de Curral de Moinas: "Sabe mais um andante do que um estudante". E assim, tanto que aprenderam na escola da vida que hoje ainda são "trolhas"! Para uma candidata a Presidenta da República é conversa de barbeiro! Maria, tens que mudar o disco! (ou a cassete)
  • Calma!
    09 dez, 2015 Lisboa 21:05
    Eu votei na Coligação, e agora votarei em Maria de Belém. Não há nada que mais me enerve do que gente a querer agradar a gregos e troianos. Não estou a apreciar a conduta do Prof. Marcelo.
  • Adelino Madeira
    09 dez, 2015 Amadora 18:01
    Só para informar esses criticos de escada que criticam tudo e todos,A Drª Maria de Belem,é quadro do IPO de Lisboa e com muita reputação,politica de horas vagas,como qualquer cidadão pode e tem o direito de fazer politica,não ´comentar por comentar.isso é mal dizer sem saber.
  • Mª BELÉM CAMPÓNIA...
    09 dez, 2015 Lisboa 17:09
    Esta senhora apenas exerceu cargos dados e oferecidos pelo PS.Sempre à babugem do Estado e do PS... Coitada, nem sabe o que diz pois da vida este exemplar não sabe nada.... Lembram-se quando o Guterres criou um Ministério da Igualdade para a menina brincar? Pois isto é o PS e a Maria de Belém no seu melhor.Vá bugiar sua tonta e deixe o Névoa fazer o seu percurso.... Pelo menos o Marcelo foi professor de direito na melhor escola do País. durante mais de 40 anos com provas dadas... Estamos a comparar o quê afinal?
  • J.Faria
    09 dez, 2015 Arruda dos Vinhos 16:11
    Senhora Maria Belém, o que a senhora precisa é de trabalhar e deixar de viver à custa do portugueses, se o seu programa é dizer mal dos outros, então acredite que isso nem sempre funciona, de mim leva zero, O Professor ainda trabalha e você? Ou será que também quer no futuro ter carro e motorista de borla para quando bater mandar o motorista fugir? Votarei no Professor Marcelo mas ainda apoiaria mais um rei, pelo menos sairia mais barato, faria o mesmo trabalho e nunca mais ouviria as mentiras de quando dizem que são presidentes de todos os Portugueses, mas sempre com o emblema do partido escondido na lapela. Por favor senhora Maria deixe este povo descansado e arranje um trabalho que ajude a enriquecer Portugal.
  • Maria Emília
    09 dez, 2015 Mafra 16:08
    A consideração que me merecia a Sra Drª Mª de Belém, não me fazia antever o uso de criticas na sua campanha, independentemente do candidato a que as dirigisse, muito menos ao primeiro concorrente, para usar a expressão preferida pelo Sr. Professor Doutor Marcelo Ribeiro de Sousa, que é muito mais do que "o comentador".
  • Jorge Compaio
    09 dez, 2015 zambujeira 15:37
    Eu voto Paulo Morais ou Manuel João Vieira! Tenho pena desta Maria de "Ninguém" que deveria era estar sossegadinha e deixar-se de politiquices!

Destaques V+