Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Está aberta a Porta Santa. Começou o Jubileu da Misericórdia

08 dez, 2015 - 09:55

Papa Bento XVI foi o segundo a transpor a Porta Santa. Francisco também assinalou solenidade da Imaculada Conceição.

A+ / A-
Está aberta a Porta Santa. Começou o Jubileu da Misericórdia
Está aberta a Porta Santa. Começou o Jubileu da Misericórdia

Está aberta a Porta Santa na Basílica de São Pedro, em Roma. Poucos minutos depois das 10h00, Francisco transpôs a porta seguido do seu antecessor Bento XVI e depois cardeais, bispos e representantes de sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos.

Foi o momento alto da cerimónia de início do Jubileu da Misericórdia. Durante a homilia, Francisco explicou o que pretende deste Jubileu. "Devemos antepor a misericórdia ao julgamento e, em todo o caso, o julgamento de Deus será sempre feito à luz da sua misericórdia. Por isso, oxalá o cruzamento da Porta Santa nos faça sentir participantes deste mistério de amor. Ponhamos de lado qualquer forma de medo e temor, porque não se coaduna em quem é amado; vivamos, antes, a alegria do encontro com a graça que tudo transforma.

Esta celebração assinala também a passagem de 50 anos do encerramento do Concilio Vaticano II, uma efeméride que para Francisco, não é apenas um conjunto de importantes documentos, mas marca a abertura da Igreja a todos.

"Hoje, ao cruzar a Porta Santa, queremos também recordar outra porta que, há cinquenta anos, os Padres do Concílio Vaticano II escancararam ao mundo. Esta efeméride não pode lembrar apenas a riqueza dos documentos emanados, que permitem verificar até aos nossos dias o grande progresso que se realizou na fé. Mas o Concílio foi também, e primariamente, um encontro; um verdadeiro encontro entre a Igreja e os homens do nosso tempo. Um encontro marcado pela força do Espírito que impelia a sua Igreja a sair dos baixios que por muitos anos a mantiveram fechada em si mesma, para retomar com entusiasmo o caminho missionário", disse.

O gesto simbólico de abertura da Porta Santa vai repetir-se em todas as dioceses do mundo no próximo domingo seguinte e o próprio Francisco Papa vai presidir à Missa com a abertura da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, Catedral de Roma, a 13 de Dezembro, III Domingo do Advento.

Assinalada solenidade da Imaculada Conceição

Depois de aberta a Porta Santa, na oração do ângelus, o Papa evocou a celebração da solenidade litúrgica da Imaculada Conceição e apresentou a Virgem Maria como “ícone” da misericórdia de Deus e explicou como deve ser vivido este dia.

"Celebrar esta festa implica duas coisas. Primeiro, acolher plenamente Deus e a sua graça misericordiosa na nossa vida, e segundo, tornarmo-nos agentes de misericórdia através de um autêntico caminho evangélico. A festa da Imaculada pode então tornar-se a festa de todos nos, se, com os nossos 'sim' quotidianos conseguirmos vencer o nosso egoísmo e tornar mais alegre a vida dos nossos irmaos levando-lhes esperança, enxugando algumas lágrimas e dando um pouco de alegria", disse perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

Francisco não quis despedir-se sem lembrar que também Bento XVI atravessou a Porta Santa na Basílica de São Pedro e pediu um aplauso da multidão para o Papa emérito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • OSVALDO PEREIRA
    09 dez, 2015 ANÁPOLIS GOIAS 11:12
    NO TEXTO ACIMA, NOTA-SE QUE O NOME QUE É SOBRE TODOS OS NOMES, NÃO FOI CITADO UMA SÓ VEZ QUE É; JESUS CRISTO. ATOS 4:12. DEPOIS DISSO AINDA OUVIMOS E VEMOS PELOS ÓRGÃOS DA IMPRENSA, QUE ESTA PORTA TEM O PODER DE PERDOAR PECADOS, QUE BLASFÊMIA! SOMENTE O SANGUE DE JESUS TEM PODER PARA NOS LIMPAR DE TODO PECADO.Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 1 João 1:7. COMO PODE ALGUÉM NEGAR O NOME DO FILHO, E DAR TANTA ÊNFASE AO NOME DE MARIA, QUE COMPROVADAMENTE AINDA ESTÁ MORTA. ELA FOI "ASSUNTA AO CÉU" EM 1950, PELO HOMEM, QUERENDO ASSÍM PASSAR PELA AUTORIDADE SUPREMA DE JESUS QUE DISSE; TODA AUTORIDADE FOI ME DADA NO CÉU, NA TERRA, E EMBAIXO DA TERRA. FOI ELE QUEM DISSE, NINGUÉM VAI AO PAI, SE NÃO POR MIM. NENHUM HOMEM TEM AUTORIDADE PARA ENVIAR ALGUMA PESSÔA PARA O CÉU. AINDA DIZENDO QUE MARIA FOI ASSUNTA AO CÉU, EM CARNE E OSSO. VOCÊS NAO LÊEM QUE NEM CARNE E SANGUE HERDARÁ O REINO DOS CÉUS? MARIA AINDA ESTÁ DORMINDO EM CRISTO. COMO PAULO ,PEDRO, ESTEVÃO E O MAIS PEQUENO QUE VIVEU E MORREU . ELA SÓ IRÁ SE LEVANTAR QUANDO CRISTO VOLTAR. VAMOS A PALAVRA? Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda. 1 Coríntios 15:22, AÍ A PALAVRA DIZ QUE; TODOS RESSUSCITARÃO EM CRISTO NA SUA VINDA. EU TE PERGUNTO, CRISTO JÁ VÊIO? AP.18;4

Destaques V+