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Curso ajuda a aprender a gerir instituições da Igreja

03 dez, 2015 - 17:25 • Ângela Roque

Pós-graduação em Administração de Organizações Religiosas foi criada há um ano na sequência do novo estatuto das IPSS, e porque não havia oferta formativa similar. A II Edição arranca em Janeiro. As inscrições decorrem até 15 de Dezembro.

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Os centros sociais paroquiais e os institutos religiosos não são empresas, mas há ferramentas de gestão que podem ser muito úteis para melhorar a qualidade do serviço que prestam. Foi precisamente para ajudar os que estão envolvidos na gestão e administração de instituições ligadas à Igreja (creches, jardins de infância, ATL e lares, colégios, confrarias, irmandades, editoras, hospitais, hotéis, entre outros), que foi criada, há um ano, a pós-graduação em Administração de Organizações Religiosas.

Na I Edição “já demos formação a perto de 50 pessoas no total, o que foi um bom começo”, diz o coordenador executivo da Pós-Graduação criada pelo IDEFE, Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos, Financeiros e Empresariais, que funciona no ISEG, em Lisboa.

António Pimenta de Brito explica que, entre outras novidades, o novo estatuto das IPSS, de Novembro de 2014, “incentiva o caminho da autonomia financeira, da inovação e do empreendedorismo social” destas instituições não lucrativas, que para manterem a sua sustentabilidade financeira não devem ficar dependentes de subsídios e das parcerias que existem com o Estado, mas encontrar fontes alternativas de rendimento: “É importante que comecem a pensar em novas actividades de angariação de fundos, de marketing, que ajuda a conhecer o mercado”, evitando, por exemplo, que se criem respostas sociais onde não fazem falta, porque aí já existem outras instituições a trabalhar.

Depois há também as questões fiscais específicas da Igreja, e a gestão das pessoas, cada vez mais complexa: “Como é que se gere voluntários que não recebem, por exemplo? Estas instituições precisam de trabalhar como outras instituições para garantir a sustentabilidade financeira e o bom serviço que oferecem”.

“Hoje em dia o grande capital é o do conhecimento, da capacitação, e as pessoas são o grande capital de crescimento. E penso que podemos dar um contributo para desenvolver as pessoas nestas áreas”, acrescenta o coordenador executivo do curso, que faz um balanço muito positivo desta I Edição.

“Houve uma interessante partilha de conhecimento entre os vários intervenientes, promovemos este diálogo da gestão com a teologia, da gestão com os problemas práticos do dia-a-dia”. E foi interessante para a própria faculdade que “já tinha tido alguns cursos de gestão de organizações não lucrativas mas, especificamente religiosas, ainda não”.

António Pimenta de Brito sublinha, ainda, que nesta pós-graduação foi tudo pensado “à luz dos princípios cristãos, e essa é a grande diferenciação deste curso, pois um centro social paroquial não é uma instituição qualquer”.

A II Edição desta pós-graduação arranca a 15 de Janeiro. As inscrições podem ser feitas online ou presencialmente até 15 de Dezembro.

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