Tempo
|
A+ / A-

República Centro-Africana

Papa despede-se de África com um apelo ao diálogo e ao perdão

30 nov, 2015 - 11:15 • Redacção com Ecclesia

Perante dezenas de milhares de pessoas que participavam na missa celebrada no estádio Barthelemy Boganda, em Bangui, Francisco pediu aos centro-africanos para serem portadores da esperança para um futuro de paz.

A+ / A-
Papa despede-se de África com um apelo ao diálogo e ao perdão
Papa despede-se de África com um apelo ao diálogo e ao perdão

O Papa Francisco despediu-se, esta segunda-feira, da República Centro-Africana (RCA) com um apelo ao diálogo e ao perdão e, ainda, com um pedido aos cristãos para que deixam de lado as resistências em dar testemunho do Evangelho.

Perante dezenas de milhares de pessoas que participavam na missa celebrada no estádio Barthelemy Boganda, em Bangui, capital da RCA, Francisco pediu aos centro-africanos para serem portadores da esperança para um futuro de paz.

“[Temos de] criar laços de amizade, de dialogar com aqueles que não são como nós, de perdoar a quem nos fez mal, de comprometer-nos na construção duma sociedade mais justa e fraterna, onde ninguém é abandonado”, pediu.

Francisco falou em tempos de “conflito, de ódio e de guerra” no qual a comunidade católica deve rejeitar o “apelo do diabo” a “fechar-se desconfiada em si mesma”, “à violência e ao instinto de destruição, à vingança, ao abandono e à exploração dos mais fracos”.

Ao ritmo de cantos e danças tradicionais africanas, a missa ficou marcada pela mensagem de “coragem” que o Papa quis deixar num país marcado pela guerra, os conflitos étnicos e religiosos.

“É bom, sobretudo quando os tempos são difíceis, quando não faltam as provações e os sofrimentos, quando o futuro é incerto e nos sentimos cansados e com medo de falhar, é bom reunir-se ao redor do Senhor, como fazemos hoje, rejubilando pela sua presença”, disse Francisco, com a ajuda de um tradutor para língua Sango, provocando os aplausos da multidão.

A intervenção desafiou cada católico da RCA, com pouco mais de quatro milhões e meio de habitantes, a ser “artesão da renovação humana e espiritual” do país, para construir “um futuro novo”.“O crente acolhe a própria vida de Cristo, que o torna capaz de amar a Deus e amar os outros duma maneira nova, a ponto de fazer nascer um mundo renovado pelo amor”, precisou. A fé, acrescentou o Papa, traz a alegria e o amor “não obstante a miséria, a violência”.

“Quero dar graças convosco ao Senhor de misericórdia por tudo aquilo que vos concedeu realizar de bom, de generoso, de corajoso nas vossas famílias e nas vossas comunidades, durante os acontecimentos que há muitos anos se têm verificado no vosso país”, prosseguiu.

A homilia recordou o esforço dos missionários que evangelizaram a RCA e desejou que os católicos de hoje sejam capazes de abrir “uma nova etapa na história cristã” do país.

“Somos chamados, todos e cada um de nós, a ser este mensageiro que o nosso irmão de qualquer etnia, religião, cultura espera, muitas vezes sem o saber”, realçou.

Antes da celebração, o Papa reuniu com a comunidade muçulmana, encontro em que aproveitou para reafirmar a condenação de actos de violência em nome de Deus. Na mesquita central de Bangui, Francisco sublinhou disse que quem crê em Deus deve ser também um homem ou mulher de paz.

A primeira visita pastoral do Papa Francisco a África termina esta segunda-feira com a despedida de Francisco da República Centro-Africana, depois de ter passado pelo Quénia e pelo Uganda. A chegada a Roma está prevista para as 18h45 locais (menos uma hora em Lisboa).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Artur Oliveira
    30 nov, 2015 Vila Nova de Gaia 14:14
    Com os políticos que a Europa e os Estados Unidos têm e quase todos belicistas , a paz parece cada vez mais uma miragem e são principalmente as crianças quem mais sofrem. Querem resolver tudo pela força das armas, quando isso atrai mais violência.
  • Gil canario
    30 nov, 2015 Fundão 12:09
    Quando é que vai haver paz no mundo pergunto eu tantas e tantas guerras que houveram e infelizmente ainda estão acontecer e não a maneira deste flagelo terminar tantos inocentes que perdem a vida e sofrem sem culpa nenhuma tanto que eu gostava que esses homens que fazem a guerra que DEUS acabasse com eles.

Destaques V+