Tempo
|
A+ / A-

​“LínguaLer” para combater dificuldades de aprendizagem

26 nov, 2015 - 14:31 • Olímpia Mairos

Projecto-piloto está a decorrer em Santa Marta de Penaguião e envolve crianças do último ano do pré-escolar.

A+ / A-

Crianças do último ano do pré-escolar de Santa Marta de Penaguião estão a participar no projecto-piloto “LínguaLer” que visa combater dificuldades de aprendizagem. A iniciativa é promovida pela Unidade de Dislexia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e conta com o apoio do município de Santa Marta de Penaguião.

“LínguaLer – Sucesso para Todos” surge na sequência de um rastreio às cerca de 170 crianças que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico naquele concelho do distrito de Vila Real.

Ana Paula Vale, responsável pela Unidade de Dislexia da UTAD, revela que “foram detectadas crianças com perturbações no desenvolvimento e foram detectadas crianças em risco”.

O rastreio, agora, está a ser feito aos alunos de cinco anos que frequentam o último ano do pré-escolar, ao mesmo tempo que decorre o projecto com a avaliação das crianças e implementação do programa de desenvolvimento da linguagem.

O objectivo é “desenvolver a linguagem oral e os componentes da linguagem que são essenciais para a aprendizagem da leitura e da escrita”, concretiza Ana Paula Vale.

No âmbito do programa serão realizadas várias actividades e de jogos de linguagem que foram criados pela Unidade de Dislexia.

O projecto inclui também uma componente de formação para educadores e professores do primeiro ano do ensino básico e de sensibilização para os pais.

“É um projecto que visa promover o sucesso”, afirma a responsável, sublinhando que “um dos objectivos é verificar em que medida a implementação deste projecto vai diminuir as taxas de insucesso escolar e as dificuldades específicas da leitura às quais podemos chamar dislexia”.

Um estudo recente da Unidade de Dislexia da UTAD sobre a prevalência desta perturbação em crianças dá conta que 5,4% dos 1.460 avaliados nos concelhos de Vila Real e Braga possuem dificuldades na área da leitura ou escrita.

“Sabemos ainda que, de entre as dificuldades de aprendizagem, a dislexia representa 80% dos casos de dificuldade de aprendizagem. O grosso dos problemas das dificuldades de aprendizagem estão precisamente nesta zona das questões da linguagem, quer oral, quer escrita”, acrescenta Ana Paula Vale.

O projecto “LínguaLer – Sucesso para Todos” decorre ao longo de todo o ano, em Santa Marta de Penaguião, e será avaliado no final do ano lectivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Hermínio Cangueiro
    26 nov, 2015 Vila Real 19:11
    Sinto-me sempre feliz ao saber da implementação de projetos que visem ajudar crianças com dificuldades em geral e deste em particular. Como todos os outros, este, liderado pela Prof. Dra Ana Paula Val e a sua equipa e pelos objetivos que encerra irá, concerteza, contribuir, de maneira muito significativa para ajudar estas crianças a ultrapassar as dificuldades de aprendizagem q têm que enfrentar no seu percurso escolar. As crianças merecem e a Unidade de Dislexia da UTAD está, mais uma vez, de parabens.

Destaques V+