Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Os Verdes” criticam “perda de tempo” e acreditam na mudança

24 nov, 2015 - 15:12

Líder do PEV revela que o partido não foi consultado sobre nomes de possíveis ministros do futuro XXI Governo Constitucional ou a própria orgânica ministerial.

A+ / A-

A líder parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) reafirmou "a perda de tempo" protagonizada pelo Presidente da República para a indigitação do líder socialista como primeiro-ministro e mostrou-se crente na mudança de políticas.

Heloísa Apolónia, em declarações aos jornalistas no parlamento, esclareceu ainda que o PEV não foi consultado sobre nomes de possíveis ministros do futuro XXI Governo Constitucional ou a própria orgânica ministerial.

"Lamentamos, contudo, que esta decisão [de indigitação de António Costa] não tenha sido tomada mais cedo. Havia todas as condições para que o Presidente a tivesse tomado mais cedo. Tal como `Os Verdes` denunciaram na altura, foi uma perda de tempo", disse, acrescentando que Portugal "está em condições de retomar uma normalidade no funcionamento das suas instituições".

Por parte de "Os Verdes", tudo será feito para "contribuir para uma mudança de políticas" e colocar "para trás aquele que é já um passado e, no futuro, dar presente e esperança às pessoas".

A deputada ecologista, inquirida sobre a possibilidade de fricção entre parlamento e Presidência da República, nomeadamente pelo facto de Cavaco Silva ter recorrido ao verbo "indicar" em vez de "indigitar" ou "nomear", desejou que as instituições mantivessem o respeito mútuo.

"Essa dificuldade por parte do Presidente pareceu-me manifesta, de ter de deixar de amparar a sua força política de eleição, PSD/CDS, na medida em que a sua vontade contrariava a vontade dos portugueses, de mudança e não de continuidade de políticas", concluiu.

Entretanto, o presidente do PS, Carlos César, afirmou que o primeiro-ministro indigitado, António Costa, está em condições de apresentar o seu elenco governamental e o programa de Governo, esperando que a posse do novo executivo possa ocorrer esta semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+