Tempo
|
A+ / A-

Vaticano leva cinco a julgamento por divulgação de documentos confidenciais

21 nov, 2015 - 16:22

Entre os acusados está o padre espanhol Lucio Vallejo Balda, ex-membro de uma comissão criada pelo Papa Francisco para investigar o estado das finanças da Santa Sé.

A+ / A-

A justiça do Vaticano vai levar a julgamento cinco pessoas pelo roubo e divulgação de documentos financeiros confidenciais. Para terça-feira está marcada uma audiência preliminar.

Entre os acusados está o padre espanhol Lucio Vallejo Balda, secretário da extinta Comissão Investigadora dos Organismos Económicos e Administrativos da Santa Sé (COSEA), criada pelo Papa Francisco para investigar o estado das finanças da Santa Sé.

A ex-relações públicas italiana Francesca Chaouqui, o ex-colaborador da COSEA Nicola Maio e os jornalistas italianos Gianluigi Nuzzi e Emiliano Fittipaldi são os restantes arguidos.

O padre Vallejo Balda está em prisão preventiva no Vaticano desde 1 de Novembro, enquanto Francesca Chaouqui foi detida e posteriormente libertada.

Os jornalistas Gianluigi Nuzzi e Emiliano Fittipaldi autores dos livros “Via Crucis” e “Avarizia”, respectivamente, com documentos reservados da Santa Sé, estavam a ser investigados desde o passado dia 11 a propósito deste caso, já designado de "Vatileaks 2", em referência ao primeiro, em que foi condenado Paolo Gabriele, mordomo do Papa Bento XVI, pelo roubo e divulgação de documentos.

O procurador do Vaticano considerou que os cinco cometeram os crimes entre Março de 2013 e 5 de Novembro de 2015, um dia antes da publicação dos livros.

De acordo com o procurador, os cinco arguidos “associaram-se entre eles e formaram uma organização criminosa com composição e estrutura autónoma” e (…) “conseguiram ilegitimamente e posteriormente revelaram notícias e documentos relativos aos interesses fundamentais da Santa Sé e do Estado” do Vaticano.

A primeira audiência realiza-se no próximo dia 24 no Vaticano e se algum dos acusados não estiver presente “será julgado por contumácia”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+