Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​O que pode fazer Cavaco? Constitucionalistas dividem-se

11 nov, 2015 - 12:52

Há quem defenda que o Presidente da República só pode indigitar António Costa para primeiro-ministro, mas há quem diga que Cavaco Silva até pode deixar esta questão por resolver, remetendo-a para o seu sucessor.

A+ / A-

Veja também:


Derrubado o Governo o que pode fazer o Presidente da República? As opiniões dividem-se, mesmo entre os especialistas.

“Na situação em que estamos a única alternativa, a única opção que se coloca com alguma possibilidade é a indigitação do dr. António Costa”, afirma à Renascença o professor de Direito Constitucional Jorge Reis Novais.

“Nenhuma das outras opções ou são inconstitucionais ou não têm viabilidade política”, afirma, o especialista, que diz não entender a ideia avançada na imprensa de que Cavaco Silva vai ouvir um conjunto de personalidades sobre esta questão.

“Havendo apenas uma única opção a tomar qual é o sentido de ouvir personalidades? O meu receio é que seja apenas uma forma, uma estratégia para gastar tempo, para perder tempo, para fazer arrastar o processo e não fazer aquilo que a Constituição exige que seria a nomeação imediata de um novo governo”, argumenta.

Jorge Reis Novais lembra que, em 2004, quando Durão Barroso deixou o cargo de primeiro-ministro para assumir a presidência da Comissão Europeia, o então Presidente da República, Jorge Sampaio, ouviu personalidades sobre o que fazer. No entanto, a diferença, diz Reis Novais, é que na altura havia mais do que uma hipótese válida em cima da mesa.

“Havia pelo menos duas opções em jogo: ou nomear um novo primeiro-ministro ou dissolver a Assembleia da República e convocar novas eleições. Nessa altura, para além da audição dos partidos, fazia sentido saber qual era o sentir da sociedade”, explica.

Opinião diferente tem o constitucionalista Paulo Otero. Nada na Constituição obriga o chefe de Estado a aceitar um primeiro-ministro que não quer, defende.

Paulo Otero diz que Cavaco pode não decidir e remeter para o seu sucessor uma solução ou pode indigitar António Costa, mas impondo condições.

“Primeiro, pode exigir mais garantias de estabilidade no acordo ao nível dos parceiros da coligação; segundo, pode condicionar, não apenas através de marcações ao nível do respeito da política externa, exemplo da NATO, ou a política europeia, mas ainda ao nível orçamental; o terceiro e último condicionamento pode ser imposto ao nível da escolha do elenco governativo”, remata.

A moção de rejeição do PS ao Programa do XX Governo Constitucional foi aprovada terça-feira com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP. Esta moção teve 107 votos contra provenientes da totalidade dos deputados das bancadas do PSD e do CDS-PP.

A rejeição do Programa do Governo exige o voto de uma maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções, ou seja, pelo menos 116 parlamentares e, segundo o artigo 195.º da Constituição, implica a demissão do executivo, que se manterá em gestão até à posse de um novo Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Oliveira
    16 nov, 2015 Odivelas 21:47
    É verdade que os potugueses votaram nos deputados que demitiram o governo e o seu programa, mas pouco são aqueles que os conhecem. Por outro lado toda a gente conhecia os candidatos a primeiro ministro. Toda a gente conhecia, ainda que em linhas gerais, o programa dos vários partidos e coligações que se apresentaram ás eleições. Estes programas foram amplamente debatidos na campanha eleitoral (não é para isso que todos nós pagamos as campanha eleitoral? Para sermos esclarecidos sobre os vários programas?). É, por isso, irónico que o programa de governo mais votado nas eleições não seja sequer considerado no novo governo que a esquerda quer impor e que afirma ter verdadeira ligitimidade. Nesta perspetiva considero que o governo do PS contraria o verdadeiro resultado das eleições
  • A.Henriques
    13 nov, 2015 Lisboa 11:31
    Parece que estamos num pais do 3º mundo e não na Europa. Os governos tem de passar na AR, se não tem votos suficientes não passam,tem que ser demitidos e deixar que outro venha e se tiver maioria de votos e passar na AR tem que governar. È surreal que um governo sem maioria de votos queira governar - querendo meter no bolso os votos dos outros partidos. -
  • Paulo
    13 nov, 2015 Olhão 10:14
    A democraxia xó é voa quando ganha o noxo partido. É a conclujão que xe pode tirar da maioria dos comentérios. Tudo muito ediológico !
  • Ao Sr.Santos Silva
    12 nov, 2015 castanheira 11:32
    Não há dúvida alguma que o Sr.é um verdadeiro "democrata"!
  • cecilia leitao
    11 nov, 2015 pocariça_ cantanhede 23:39
    O povo e que mais ordena, nao e os deputados que mandam. Na minha opiniao o presidente da república devia convocar novas eleiçoes. É uma vergonha ingnorar o voto do povo, afinal quem manda os deputados ou o povo que votou no Passos Coelho ????? Afinal somos quem ??????? Lixoooooo :(
  • Santos Silva
    11 nov, 2015 Lisboa 22:03
    Cont. do anterior. Esta segunda parte serve para completar o pensamento.Se desta vasta quantidades de Presidentes que passaram por Belém depois de Abril só ANÍBAL CAVACO SILVA é um dos poucos que tem "tomates" coragem, carácter e honestidade intelectual e política para ocupar aquele lugar.Se não fosse ele, este País já não existia como País,mas sim como uma terra onde nem alguns Países de África se pratica tanta corrupção,compadrio e saque ediologico à boa maneira estalinista e maoista. Deixem correr o tempo ao sabor desta gente e quando acordarem será tarde,A EUROPA não nos vai alimentar,sabendo que a roubalheira é o 1º mandamento neste País.Por isso pensem enquanto têm tempo.
  • Santos Silva
    11 nov, 2015 Lisboa 21:49
    Há uma casta de gente nascidos pós Abril que foram contaminados onde estudavam e na rua ou emprego que falassem do que sentiam e os que o rodeavam mão lhes agradava e com outras técnicas à mistura,são ainda hoje incapazes de dizerem o que sentem ou exprimir o seu pensamento.Isto tudo estudado e organizado por essa máquina terrível que é o PCP e até certa altura pelo PS.Hoje ainda temos o BLOCO que é um saco cheio de vários partidos dos mais agressivos do pós Abril.Mas esta forma de actuação dessa gente criou o que se chama os "CASTRADOS" e não é só alguns jovens que nasceram pós Abril.há um grupo de "velhos" que passaram a vida no "saque" e hoje dão se ao luxo de viver nas maiores felicidades que podemos ter na vida e quando essa riqueza não foi ganha com trabalho,suor e lágrimas.Os únicos e mais alguns do continente que foram capazes de ganhar honradamente o seu bem estar,mas sem opulência,foram os designados por "RETORNADOS" .Esses partidos hoje progressistas e hoje parceiros do PS trataram os retornados abaixo de cão.Até se aproveitaram deles para sacar alguma ajuda que cá encontraram,mas dada por outros Países.Hoje essa gente lutou e tem a sua vida organizada, mau grado alguns filhos e alguns até jornalistas se terem esquecido dessa gente que lhes roubaram quase tudo e até alguns a vida de seus familiares.Por isso lhes chamo "CASTRADOS" de tudo,pensamento,honestidade intelectual e carácter.Mas ainda estão a tempo de se reabilitarem e ir ás raizes buscar forças combat
  • henrique
    11 nov, 2015 Guimarães 20:03
    Sr. Presidente! Não permita que canalha governe!..
  • Vamosver
    11 nov, 2015 Calcadas das marcas 19:36
    1. Convocação de referendo nacional 2. Pergunta ' Aceita a formação de esquerda formada pelos partidos; PS (Partido Socialista); BE (Bloco de Esquerda); PCP (Partido Comunista Português ) para constituir governo? Respostas (SIM /NÃO) 3. Se "SIM" o presidente empossa o executivo imediatamente 4..se "NÃO" 5. O presidente da republica convoca o conselho de estado 6. Reúne com todos os constitucionalistas 7. Procede-se a uma alteração temporária da constituição (emenda) que revogue a impossibilidade do presidente de dissolução da assembleia 8 . Dissolve a assembleia 9. Mantém o governo em gestão 10. Convoca eleições no mais curto espaço de tempo 11. Clarifica-se a situação 12. Todo este procedimento deverá ocorrer no mais curto espaço de tempo para ser entregue um orçamento de estado em Bruxelas sem penalizações para o estado português 13. Caso uma situação idêntica se repita o presidente dará posse à formação de uma qualquer maioria formada na assembleia de (esquerda ou direita)
  • Alfredo Gomes
    11 nov, 2015 São Paulo Brasil 19:29
    O Presidente deveria è manter no governo quem teve maioria de votos ( a atual coligação) esses outros são um bando de aproveitadores que fazem acordos até com o DIÁBO só para ganhar (roubando a vontade do povo) o puder!!!!!!!!!!!!!!

Destaques V+