Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cavaco começa a ouvir os parceiros sociais na quinta-feira

11 nov, 2015 - 12:45

Audiências vão realizar-se a partir das 10h00. Onze dias depois de tomar posse, o segundo Governo liderado por Pedro Passos Coelho foi derrubado terça-feira no Parlamento.

A+ / A-

O Presidente da República vai começar quinta-feira de manhã a ouvir os parceiros sociais, dois dias depois da aprovação da moção de rejeição do programa do XX Governo Constitucional.

Segundo disse à agência Lusa fonte oficial da Presidência, as audiências irão realizar-se a partir das 10h00 no Palácio de Belém.

Esta quarta-feira, Cavaco Silva recebe o primeiro-ministro para a habitual reunião semanal e ainda o presidente da Assembleia da República, que vai comunicar formalmente ao chefe de Estado a aprovação da moção de rejeição do programa do XX Governo Constitucional.

Pedro Passos Coelho será recebido pelas 16h30 em Belém, um dia depois de o seu Governo ter sido derrubado pelo parlamento. Antes, pelas 15h45 será recebido o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

"Nesta audiência o presidente da Assembleia da República comunicará pessoalmente ao Presidente da República a rejeição do programa do XX Governo Constitucional [PSD/CDS], dando assim cumprimento quer ao número 6 do artigo 217 do Regimento da Assembleia da República, quer ao disposto no artigo 195 da Constituição da República Portuguesa (a demissão do Governo)", refere uma nota enviada à agência Lusa.

A moção de rejeição do PS ao programa do XX Governo Constitucional foi aprovada na terça-feira com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que implicou a demissão do executivo PSD/CDS-PP.

A rejeição do programa do Governo exige o voto de uma maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções, ou seja, pelo menos 116 parlamentares e, segundo o artigo 195.º da Constituição, implica a demissão do executivo, que se manterá em gestão até à posse de um novo Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Santos
    12 nov, 2015 Lisboa 19:09
    Senhor Presidente da República arranje formas de ouvir o POVO. Assim tira-se as dúvidas .Fora disso só vai haver complicações.Olhe! Já começa com a TAP , cada um tem a sua opinião.ELEIÇÕES JÁ!

Destaques V+