Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Outra vez os cofres cheios. Ministra das Finanças diz que há quase oito mil milhões

10 nov, 2015 - 11:48

Maria Luis Albuquerque garante contas consolidadas.

A+ / A-

A ministra das Finanças reafirma que os cofres do Estado estão cheios e especifica que contêm 7,8 mil milhões de euros.

Maria Luís Albuquerque respondia, no Parlamento, à deputada dos CDS Cecília Meireles: "O que temos é uma situação consolidada. Temos uma reserva financeira, um cofre cheio com quase 7,8 mil milhões de euros que nos permitem fazer reembolsos. Isso dá tranquilidade. Um desvio teria um preço muitíssimo mais elevado", referiu.

Na sua intervenção, Cecília Meireles, do CDS-PP, recordou também a anterior governação do PS para dizer que "não ter dinheiro para pagar salários e pensões" e a intervenção externa "não é defender o Estado social".

O comunista Paulo Sá acusou o anterior executivo PSD/CDS-PP do "mais brutal e mais profundo ataque aos rendimentos de trabalho de que há memória", linha seguida pelo deputado do Partido Ecologista "Os Verdes" José Luís Ferreira, que chamou a atenção para o que disse ter sido a "mais grave e monstruosa injustiça fiscal que há memória" no país.

Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda (BE), disse por seu turno que Portugal "assistiu à arrogância" de um Governo "convencido" que para além de si só haveria o "caos".

Na resposta, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, declarou ter "muita esperança" que "quem vier assumir responsabilidades" governativas não provoque esse turbilhão.

O actual executivo, todavia, "não deixará de alertar sobre quem é essa responsabilidade" caso Portugal entre no caos, advertiu a governante.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Torres
    12 nov, 2015 Lisboa 19:20
    Com os cofres assim o PS se for indigitado para governar,vai ser "um ver se te avias",por isso nos primeiros meses esta coligação de gente mal formada,porque espreitaram por todos os sítios por onde podiam entrar.E como aqueles que nos assaltam fazem-no pela calada da noite.O Costa é de facto uma personagem ambiciosa.hipócrita,mal formado,sem carácter e perigoso porque gente assim a ditadura está ali próximo,quando a sede de poder é taõ grande,vale tudo.E já agora quem o rodeia devem ser do mesmo calibre a começar pelo Açoreano.
  • A ver vamos!
    10 nov, 2015 lx 19:18
    Se não estão cheios de "swaps"...Desta sra tudo é possivel! Até fotos a promover o sr Schauble! Mas só restauram 8 mil milhões?...
  • Jorge
    10 nov, 2015 Lisboa 15:59
    Foi isso que sobrou do aumento brutal de impostos, dos emprestimos da troika e do fmi, estamos bonitos estamos :P
  • Sebastiana
    10 nov, 2015 Porto 15:01
    Foi o que sobrou depois de matarem a fome a muitos portugueses. No tempo do Salazar, também havia muitas reservas de ouro, mas os Portugueses eram analfabetos, comiam caldo ao pequeno-almoço, almoço e ceia e andavam descalços. Estou, como muitos outros, agradecida pelos Cofres cheios “ possivelmente de ovos de mosca”, porque foi com os seus cofres cheios que foi possível colocar pão na mesa de muitos Portugueses, de ter emprego precário, de ficar sem casa, de mendicidade, muito muito obrigada.
  • Miranda T.Vedras
    10 nov, 2015 alvaromiranda1111@gmail.com 14:59
    E quem paga os 50.000 milhões de euros do aumento de dívida?
  • JOSÉ MATIAS
    10 nov, 2015 CACÉM 14:57
    Fiquem descansados que os "ladrões" que vos e roubaram, mas só a quem paga impostos(!!!), vai devolver tudo e principalmente A TODOS, sim A TODOS, todos vão ter aumentos mesmo que não descontem, os outros é que se fecundam, decerto que para me darem 100 vão me tirar 170, 100 para mim e 70 para os outros "pobrezinhos"! Quanto ao ter que pagar faturas em atraso, é apenas saber gerir as suas contas!!! Deixem que vão lá estar à boa vida enquanto houver "cofres cheios" depois vão ter com o Syriza, a TROKA agradece-vos depois a fatura que iremos pagar!!! Uns são os ladrões para erguer o país os outros depois são os benfeitores para gastar o que amealhamos. Já agora o que me preocupa não é o ano de 2016, pois aí vamos dar tudo e esvaziar os cofres, depois em 2017 é uq nos vamos fecundar todos!!! Bem hajam...
  • elizabet
    10 nov, 2015 bragança 14:43
    tudo uma grande mentira, uma grande farsa, com 7,8 mil milhões de euros nos cofres e eu tão pobre, sem emprego sem nada, se me sair a lotaria farei com que estas pessoas que dizem uma coisa destas respondam na justiça por calunias
  • zé povinho
    10 nov, 2015 Évora 14:37
    Não é só aos ordenados e aos impostos que podem ir buscar dinheiro para pagar a divida. Acabem lá com as pensões chorudas (ex: Suiça, limite máximo para pensões) e cumulativas, e então as fundações e os institutos (olha a mário soares, serve para quê? Quanto mete lá o estado?) e podem ir buscar os bens de quem abriu buracos do tamanho deste mundo e do outro. Ah! É verdade e os lugares de dirigentes também pode ser reduzidos em 75%, vejam lá bem quem é que faz mesmo falta. É que eu conheço e tenho conhecido ao longo da vida vários casos de dirigentes sem subordinados ou com 1 ou 2, ora bem podiam passar para outra UO e poupavam-se milhões no País (mas querem dar boas reformas aos boys...). Ah é verdade em termos de administração ao nível de consumivéis bem podem fazer uns contratos com fábricas de reciclagem de papel a aproveitar todo aquele que vai para o lixo, entre muitas outras coisas...
  • Carlos Duarte
    10 nov, 2015 Braga 14:33
    Deve ser o que tirou ao POVO, pois agora só existem os POBRES e os muito muito ricos.
  • Rodolfo
    10 nov, 2015 porto 14:29
    As "garantias" desta criatura já se comprovaram no passado. Quem é o otário que ainda cai nelas?!

Destaques V+