Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carlos Brito atravessa-se: "Do lado do PCP, compromisso é compromisso"

10 nov, 2015 - 11:32 • André Rodrigues

Foi comunista e do PCP durante praticamente meio século. Há mais de dez anos que está fora, mas conhece o partido por dentro. Carlos Brito não duvida de que o seu antigo partido não será fonte de problemas no quadro da solução de governo gerada à esquerda.

A+ / A-

Carlos Brito conhece bem o PCP. Aderiu ao partido na juventude, foi dirigente e esteve preso, às mãos da PIDE. Após 1974, foi deputado, líder parlamentar, candidato à Presidência da República e director do "Avante!". Em 2002, afastou-se do comunismo e do partido, mantendo-se, contudo, à esquerda.

Hoje, Carlos Brito garante: para o PCP, "compromisso é compromisso" e aquilo que " o Jerónimo de Sousa garantiu é para cumprir".

O histórico do PCP lembra ainda que, mesmo em 1975 - quando as divisões eram ainda mais profundas - foi possível convergir com o PS para aprovar a Constituição.


As divergências entre PS e PCP são históricas e, por isso, bem conhecidas. Mais recentemente, durante a campanha eleitoral, o PCP assumiu posições de ruptura em matéria de permanência na Zona Euro e de outros compromissos internacionais, posicionamento que diverge claramente do PS. Estes factos não poderão colocar em causa a solução de governo à esquerda?

Eu creio que, do lado do PCP, compromisso é compromisso. O mesmo é dizer que a solução tem a perspectiva de uma legislatura. Foi isso que o Jerónimo de Sousa garantiu e acredito que é para cumprir. Admito que vão surgir pelo caminho situações em que o PCP e o PS possam ter opiniões divergentes, mas estou certo de que, numa situação tal, o PCP nada fará que ponha em risco a existência do governo, uma vez que assumiu esta perspectiva de quatro anos.

Mas a nossa histórica política está repleta de momentos de tensão entre socialistas e comunistas. Estamos, de resto, a assinalar os 40 anos de um período pós-revolução, em que as relações entre as lideranças de ambos os partidos eram bastante conturbadas. Que preponderância pode ter a História no actual momento?

Eu sei que o debate de 1975 entre Mário Soares e Álvaro Cunhal pôs em evidência muitas diferenças de apreciação e de proposta para o futuro do país. Mas nada disso inviabilizou que, ao mesmo tempo, o PCP e o PS estivessem a colaborar na Assembleia Constituinte para fazer uma Constituição do país. De resto, ambos os partidos deram uma contribuição decisiva para a aprovação dessa Constituição, contra a vontade de Sá Carneiro e do CDS. Portanto, estas relações entre PCP e PS, sendo um processo de grandes e profundas divergências, tem momentos de grande convergência. E este exemplo da Constituição é a melhor prova disso.

Acredita que as medidas que o PS apresenta em resultado das negociações com a esquerda permitem alcançar um programa mínimo que não suscite divisões de tal maneira profundas que façam cair o Governo à primeira contrariedade?

Há convergências em que a esquerda tem posições comuns. E, neste programa de governo do PS, não são assim tão poucos esses exemplos. Desde as questões sociais, até às privatizações, foi possível chegar a entendimento. Sempre defendi que isso seria possível.

À medida que nos aproximamos da mais que provável queda do governo de Passos Coelho, a questão da formação do próximo executivo regressa às mãos do Presidente da República. Cavaco Silva tem alternativa à indigitação de António Costa para Primeiro-Ministro?

Não vejo que tenha outra saída que se considere, efectivamente, uma saída. Pode ter outras opções, mas que não são saídas. O governo de gestão é um disparate total. Seria uma coisa extremamente prejudicial para os interesses do país. Seria, até, uma situação vexatória para quem ficasse com responsabilidades nesse governo de gestão. Portanto, creio que isso é completamente de excluir. Quanto ao governo de iniciativa presidencial, que tem sido referido por alguns comentadores, eu lembro que, quando foi feita a revisão constitucional de 1982, a ideia comummente aceite era a de que tinham acabado esses governos, uma vez que o governo tinha deixado de ser politicamente responsável perante o Presidente da República. E isto foi no calor da memória muito recente dos governos indigitados pelo general Ramalho Eanes. Portanto, creio que essa solução de governos de iniciativa presidencial deixou de caber na Constituição.Resta apenas a solução do governo PS apoiado à sua esquerda pelo PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes.

Nesse quadro, corre o PS o risco de ficar refém de eventuais divergências com os seus aliados no Parlamento?

O PS vai ser a força liderante desse governo. Não vejo por que razão possa ficar refém do que quer que seja.

Se esta experiência governativa não correr bem, e o governo não durar os quatro anos, que lições deve a esquerda retirar?

Se esta experiência não correr bem, haverá consequências negativas para todos os parceiros desta aliança de esquerda. Mas defendo que é preciso arriscar em nome de uma solução de futuro. E cada um dos parceiros desta aliança tem que ter o sentido de responsabilidade bastante para que as coisas corram bem.

Insisto: se essa solução não for bem sucedida, admite que a esquerda possa ser penalizada, a ponto poder levar a uma nova maioria absoluta de direita?

Mas isso não vai acontecer. Porque todos os partidos envolvidos nesta solução hão-de ter a compreensão de que sairão bastante molestados se não conseguirem bons resultados. Este governo de esquerda exige um empenho sério por parte de todos. Isso não é impossível e está ao alcance dos partidos que compõem esta solução.

Numa próxima eleição legislativa, a esquerda deve apresentar-se aos portugueses coligada? Ou cada um deve ir por si?

Aquilo que se está a passar não adianta o caminho para uma coligação dos quatro partidos para concorrerem conjuntamente às próximas legislativas. Isto é um acordo que dá base a um programa de governo, mas em que cada partido mantém as suas características próprias. Portanto, no futuro, penso que o natural será que cada partido se apresente por si. Mas penso que é prematuro estarmos a antecipar um cenário para daqui a quatro anos. Temos quatro anos para percorrer e que não vão ser fáceis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • LUIS FERREIRA
    12 nov, 2015 CASCAIS 22:32
    isto està a ficar muito feio é imoral e éticamente inaceitavel o comportamento do Presidente da Républica um politicoseco de baixo Nivel com ,falta de respeito ao povo de Portugal apareceu como um palhaço a grau sero de pensamento um aluno de excelência para passar férias na famoza aldeia da Coelha que nunca se descobriu a forma com foi adequirida.Precizamos de estadistas gente honesta com mais sinceridade e dignidade pela democracia o que se esta a passar com o presidente é uma Salganhada que ninguém compriende vive-se numa democracia envenenada julguém todos os responsaveis pela situaçâo actual da Patria Portuguêsa eles vâo cair Podres é esta toda a minha logica e a natureza por isto tudo que escrivi!!!
  • Sebastiana
    10 nov, 2015 Porto 18:30
    A soma dos votos é determinante no Parlamento. Só hoje é que muitos dos Portugueses, de direita, conheceram a realidade dos votos. Afinal o povo unido dá nisto. Para as próximas eleições vão ter que estar mais atentos. Julgo que nunca pensaram que a Esquerda pudesse, em nome de um ideal, encontrar pontos em comum, que passa também por fazer o que o PR não quis fazer mesmo depois de uma manifestação gigantesca na Praça de Espanha. Vamos ver se continua a fazer de conta. Nos órgão de comunicação parecem escolher as pessoas para falar, lá aparece uma ou outra a discordar, para inglês ver. Então não pode haver governação sem ser do centro direita? Há votos de 1ª e depois os outros. Não me sinto nada traída pelo acordo.
  • Carlos Costa
    10 nov, 2015 Santarem 17:29
    Os golpistas concretizaram hoje o seu pré anunciado GOLPE DE ESTADO!!! Veremos se o Sr Presidente da República dá cobertura a esta situação sui generis e manifestamente contra a vontade dos portugueses,expressa nas urnas!!!!

Destaques V+