Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa. Acordos vão ser assinados à hora de almoço

10 nov, 2015 - 10:43

Anúncio foi feito à chegada do líder socialista à Assembleia da República.

A+ / A-

António Costa revelou que o acordo entre PS, Bloco de Esquerda e PCP vai ser assinado à hora do almoço. O anúncio foi feito esta terça-feira quando chegou ao Parlamento.

Não está prevista cerimónia de assinatura pública. A divulgação dos acordos estará associada às moções de rejeição.

O secretário-geral socialista afirmou anteriormente que apresentaria uma moção de rejeição ao executivo PSD/CDS-PP se conseguisse constituir uma alternativa de Governo, pelo que após a assinatura dos acordos na Assembleia da República deverá dar entrada formalmente a moção de rejeição.

A Assembleia da República deve chumbar esta tarde o Programa do XX Governo Constitucional, através da aprovação de uma moção de rejeição do PS, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP.

PCP, BE e PEV também apresentarão moções de rejeição ao programa do executivo, mas a do PS deverá ser a primeira a ser votada, consumando-se com a sua aprovação a queda do Governo.

A rejeição do Programa do Governo exige maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções, ou seja, pelo menos 116 parlamentares. Nas eleições de 4 de Outubro, a coligação Portugal à Frente obteve 107 mandatos (89 do PSD e 18 do CDS-PP), o PS elegeu 86 deputados, o BE 19, a CDU 17 (dois do PEV e 15 do PCP) - totalizando 122 parlamentares - e o PAN elegeu um deputado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    10 nov, 2015 palmela 11:51
    O tempo de espera esta a ser muito! O presidente da republica esta a fazer sofrer demais as pessoas!
  • Pirata
    10 nov, 2015 asd 11:07
    devem ser assinados no Café de S. Bento.
  • Carlos Costa
    10 nov, 2015 Santarem 11:01
    Parece que,a partir de hoje,a política,o modo de governar, muda em Portugal,isto é,GOVERNA QUEM PERDE!!!!Mais uma das nossas invenções para os outros se rirem de nós!!!! Somos,parece que gostamos de ser,a chacota da Europa!!! Sinceramente,espero que o Sr Presidente da República não dê cobertura a este GOLPE DE ESTADO!!!!
  • VICTOR MARQUES
    10 nov, 2015 Matosinhos 11:00
    E é isto! Qualquer evento, importante ou não, reúne sempre muitos "entendidos" à volta de uma mesa, porque, com a barriga cheia e muita pinga a acompanhar contribui para a eloquência dos discursos... Horas mais tarde, já ninguém se lembra de nada!...

Destaques V+