Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fundos europeus vão ajudar Alqueva a adaptar-se às alterações climáticas

02 nov, 2015 - 19:16 • Rosário Silva

Dez municípios portugueses e espanhóis vão ter fundos da Europa para executar uma estratégia de adaptação às alterações climáticas.

A+ / A-

Com o maior lago artificial da Europa em comum, dez municípios portugueses e espanhóis vão poder contar com verbas comunitárias para executar uma estratégia de adaptação às alterações climáticas.

A Comissão Europeia aprovou a adesão da Associação Transfronteiriça Lago Alqueva (ATLA) ao “Mayors Adapt”. É a primeira região contemplada nesta iniciativa centrada nas medidas de adaptação às alterações climáticas.

A decisão de Bruxelas é motivo de satisfação para os autarcas de Portugal e Espanha que integram a ATLA e que são confrontados com desafios de grande dimensão no que toca à qualidade de um plano de água e de toda a estrutura e biodiversidade que o envolve.

“É um plano que tem, por exemplo, quase 1.200 quilómetros de margens e 426 ilhas, criando desafios em termos de sustentabilidade e de adaptação aos impactos climáticos bastante relevantes”, diz à Renascença o presidente da associação transfronteiriça.

Segundo José Calixto, a adesão a este pacto europeu vai permitir traçar um plano estratégico que permita minimizar impactos climáticos.

Mais do que ser a primeira entidade a nível europeu a obter esta aprovação, o também presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz acentua a obrigação de acautelar questões que necessitam de ser estudadas, à luz das alterações climáticas, mas também da alteração que o próprio ecossistema está a sofrer face ao enchimento há mais de uma década de uma barragem com as dimensões de Alqueva.

“Estou a falar de questões como a poluição da água, o equilíbrio do ecossistema, também a parte piscícola, que se está a desenvolver muitas vezes sem termos previsto esses desenvolvimentos, ou toda a questão da envolvente e da biodiversidade que se vai originando”, acrescenta.

Por outro lado, fica atenuada a preocupação com o acesso a estruturas de financiamento dentro da União Europeia. "Este fundo comunitário disponibiliza nos próximos dois anos cerca de 16 mil milhões de euros para áreas de investigação e inovação e com vários períodos de candidatura”, refere.

A Associação Transfronteiriça Lago Alqueva integra os municípios portugueses de Alandroal, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz e Serpa, e os espanhóis de Alconchel, Cheles, Olivenza e Villanueva del Fresno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 25 nov, 2015 20:25
    Fico feliz por isso. Assim vejo minha terra beneficiada futuramente.
  • Patriota
    02 nov, 2015 Português 21:40
    Olivença é Portugal

Destaques V+