Tempo
|
A+ / A-

Conservatório Nacional em "desespero absoluto" pede donativos a amigos de alunos

02 nov, 2015 - 13:59

Foi lançada uma campanha para conseguir pagar contas tão básicas como a água, luz, telefone ou comprar papel higiénico. "Se cada um der um euro, já serão 900 euros".

A+ / A-

Um corte de 70 mil euros deixou sem dinheiro a Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN). "Em desespero absoluto", a direcção está a pedir donativos aos amigos e pais dos alunos.

"Os pais não têm qualquer obrigação de contribuir, mas se cada um der um euro, já serão 900 euros e, neste momento, qualquer ajuda é bem-vinda. Este pedido de donativo é o desespero absoluto, porque o dinheiro acabou", revelou à agência Lusa Ana Mafalda Pernão, directora da escola situada no Bairro Alto, em Lisboa.

A directora explicou que, "nos últimos 12 anos, os orçamentos rondavam os 180 mil euros. No ano passado desceu para 162 mil. Mas, este ano, a verba atribuída foi de 90 mil, menos 43% em relação ao orçamento do ano anterior, ou seja, menos 70 mil euros".

A direcção foi informada do orçamento em Maio e, desde então, pediu ao Ministério da Educação e Ciência (MEC), por várias vezes, mas sempre sem sucesso, que revisse a verba. "Houve coisas que deixaram de se fazer, como iniciativas habituais, ou visitas de estudo", que passaram a ser integralmente pagas pelos alunos, contou.

Carta pede ajuda

Mas, mesmo assim, não foi suficiente: "Não tenho dinheiro. Acabou. Estes dois meses não vou receber nada", desabafou a directora, que agora lançou uma campanha de angariação de fundos para conseguir pagar contas tão básicas como a água, luz, telefone ou, simplesmente, comprar papel higiénico.

No site do Conservatório está a carta enviada para os familiares e amigos da escola, assim como o NIB da escola para quem quiser ajudar.

"Venho assim, e como principal responsável pela viabilidade económica da escola, solicitar o vosso apoio, no que for viável a cada um e nos actuais constrangimentos que todos sofremos, para a entrega do donativo que considerarem possível e justo, tendo em conta o serviço que a EMCN presta a cada um dos seus alunos e a mais-valia que o mesmo representa no seu futuro", lê-se na missiva.

No ano passado, o mau estado de conservação do edifício centenário que colocava em perigo alunos e funcionários levou a várias manifestações que culminaram com a transferência de verbas para a realização de obras urgentes de impermeabilização de cobertura e manutenção das salas onde os tectos já tinham desabado e pátio interior.

O ministério transferiu cerca de 43 mil euros e agora está a decorrer o processo junto da Parque Escolar para que todo o edifício seja requalificado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 03 nov, 2015 14:58
    O problema é se cortarem no dinheiro que cada deputado da assembleia da república ganha diariamente de subsídios de alimentação dava para pagar estas despesas e muito mais ! Subsídios de alimentação principescos! Que fazem me corar de vergonha enquanto cidadã portuguesa !o presidente da república chora porque não ganha para pagar os vestidos da maria mas não diz quantas reformas têm! Os deputados da assembleia da república ganham em subsídio de alimentação 4 vezes mais que os nossos idosos que trabalharam 1 vida inteira teem de reforma! E os menos do conservatório porque de arte se trata nao teem qualquer tipo de ajuda ! Ladrões e a única palavra que me ocorre para denominar os nossos governantes
  • Leonardo
    02 nov, 2015 Lisboa 16:32
    Encerramento Total !!! Musica de Mais têm eles. Obras para um Hotel isso sim, daria lucro ao turismo !!!
  • Nuno Lopes
    02 nov, 2015 Lisboa 16:05
    Uma vergonha!

Destaques V+