Tempo
|
A+ / A-

“Uma tarde com o Freixo” que conta mais de 500 anos

30 out, 2015 - 11:41 • Olímpia Mairos

A árvore é uma atração turística para quem visita a vila, devido à história, forma e aparência muito peculiares. Tem mais de 500 anos e está localizada em pleno centro histórico de Freixo de Espada à Cinta.

A+ / A-

Investigadores das universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e do Algarve (UAlg), em colaboração com o Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e técnicos da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, estão desenvolver um projecto para preservação, valorização e divulgação do freixo de Duarte de d' Armas, uma árvore "emblemática" de Freixo de Espada à Cinta.

Trata-se do Freixo secular, junto à torre heptagonal da vila, que está representado no “Livro das Fortalezas”, desenhado entre 1509 e 1510, a mando de D. Manuel I.

O Rei ordenou a Duarte d’Armas, seu escudeiro, que registasse o estado das fortalezas que assinalavam e garantiam a defesa da soberania portuguesa junto da raia de Castela. Ao fazer a representação do castelo de FEC, o Debuxador do reino desenhou também o Freixo que se encontra junto à torre, arrolando assim a sua existência.

A árvore é uma atração turística para quem visita a vila, devido à história, forma e aparência muito peculiares. Tem mais de 500 anos e está localizada em pleno centro histórico.

Conhecida actualmente por Freixo Duarte d’Armas, a árvore, está a ser objecto de um trabalho de recuperação, onde, segundo a UTAD, a “condição e estrutura foram já melhoradas por processos cirúrgicos e técnicas para estabilização do tronco e copa”.

Foram também realizadas pesquisas da história, arqueologia, botânica, fisiologia, fitossanidade, sequestro de carbono e métodos de propagação, “processos onde foram usados instrumentos de alta tecnologia para recolha de imagens como drones e microscopia electrónica”.

Para dar a conhecer os trabalhos e os estudos efectuados, realiza-se este sábado, no auditório Municipal da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta um evento, em formato de mesa redonda, com o tema “Uma tarde com o Freixo” que pretende ser um debate aberto a todos.

A iniciativa acontece durante o fim-de-semana gastronómico “Sopas e Merendas”, certame que pretende divulgar a gastronomia local.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+