Tempo
|
A+ / A-

Acaba o sínodo, começa o Ano da Misericórdia. O que vai o Papa fazer?

26 out, 2015 - 09:29 • Aura Miguel

Terminado o Sínodo dos Bispos sobre a Família, as expectativas voltam-se agora para o que o Papa Francisco irá fazer depois da aprovação do relatório final.

A+ / A-

O Papa Francisco poderá optar por uma exortação apostólica ou por uma encíclica, depois dos bispos sinodais terem aprovado um documento consultivo em que ganhou algum destaque a questão dos católicos recasados.

Não é por acaso que o Papa convocou dois sínodos para recolher material para eventualmente fazer um documento, o que é o mais provável. Não se sabe se será uma exortação apostólica ou uma encíclica, mas brevemente, daqui a um mês, começa o Ano da Misericórdia.

Muitos observadores e especialistas até ligaram os dois assuntos, porque o registo foi o do acolhimento e o da compreensão pelas várias situações da família, nomeadamente os casos mais difíceis onde há mais problemas, e onde se inclui essa polémica, divulgada em muitos média, de que a partir de agora haverá mais abertura.

O documento não toca na doutrina, nem diz que é possível, por exemplo, os divorciados recasados acederam aos sacramentos. Existe, sim, um conjunto de três parágrafos - são 94 ao todo - que são mais complexos, porque tocam estas questões que poderão vir a tocar nas questões da doutrina. Mas, para já, ainda não está definido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+