Tempo
|
A+ / A-

Patriarca. Recasados “não estão fora da Igreja"

24 out, 2015 - 22:59

D. Manuel Clemente aguarda documento do Papa para perceber qual a abertura que vai ser dada.

A+ / A-

O Cardeal Patriarca de Lisboa vai aguardar pela decisão do Papa sobre o documento final do sínodo dos bispos sobre a família.

Em entrevista à Renascença, D. Manuel Clemente começa por lembrar que “Jesus Cristo pronuncia-se claramente pela indissolubilidade do matrimónio (‘Não separe o homem o que Deus uniu’). E nós somos cristãos. Nós disto não podemos sair”.

“Por outro lado, há as situações concretas, as famílias refeitas, há os recasados. Estes nossos irmãos e irmãs que se recasaram não estão fora da igreja, são baptizados, não estão excomungados. Por isso, não estão excluídos de tudo o mais que é a vida da Igreja”, acrescentou.

Por isso, o Cardeal diz estar “com muita expectativa para ver como é que o Papa, com uma exortação apostólica pós sinodal, ou como ele entender, vai pegar em todas estas reflexões e dizer o que havemos de fazer”. “Qual a abertura que vai ser dada a esses nossos irmãos e irmãs que não pudendo aceder à Eucaristia podem aceder a tudo o mais”.

Foi aprovado, por maioria qualificada, o documento final do sínodo dos bispos sobre a família.

As questões mais complexas relacionadas com uniões livres, casamento civil e divorciados recasados tiveram mais de 60 votos contra.

Ouça a entrevista completa, este domingo, no programa "Princípio e Fim", da Renascença, a partir das 23h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Patricio
    21 jan, 2016 Sumbe Angola 13:41
    Concordo plenamente a entrevista do patriarca de Lisboa sobre o sinodo da familia. Apesae da modernidade e das questoes que a familia esta sujeita, devemos ter sempre em mente se que os cristaos sao seguidores de Cristo que disse: nao separe o homem o que Deus uniu. Mas ha casos especiais que Deus ira iluminar o Papa Francisco a fazer a sua exortacao apostolica.
  • Domingos
    26 out, 2015 Ancora 11:38
    Parece me que os Sinidos sao uma perda de tempo. Tudo na mesma. Entao nao e posicao de Igreja ser casa de portas abertas? A rotura e divorcio entre muitos leigos e doutrina e que se apresenta como muralha intransponivel. Vao longe os tempos de um Evangelho Salvador e Bom de Jesus Cristo. A estrutura hierarquica divirciou se dos fieis leigis.
  • José N Mata Joaquim
    26 out, 2015 Sacavém 10:57
    Penso que algumas pessoas, nunca teriam imaginado o seu casamento, abençoado pela igreja, a desfazer-se. Mas tratando-se de cristãos não culpados e convictos, alguma vez poderão deixar de o ser ? Este desfecho provoca sempre um sofrimento incomensurável. Deus é amor e com toda a sua misericórdia, nunca abandonará essas vítimas e disso tenho eu a certeza. Este meu ensamento faz-me ter muita fé nas decisões do Santo Padre.
  • Antonio Poupinho
    25 out, 2015 Covilhã 22:21
    Uns (recasados há décadas),não podem aceder à Eucaristia, não podem ser padrinhos de baptismo, casamento , crisma etc., continuam, como sempre, assistir à missa a participar em actos religiosos pela fé que os move. outros que nem recasados são, fazem tudo isto e mais abeiram-se da mesa da eucaristia com toda a naturalidade. Porquê. Alguma autorização especial????
  • Jose
    25 out, 2015 Sto Tirso 11:36
    Estou encantado com tanta gentileza e generosidade!

Destaques V+