Tempo
|
A+ / A-

Cardeal Schoenborn optimista sobre resultados do sínodo

24 out, 2015 - 16:26

O documento final está a ser votado este sábado ponto a ponto.

A+ / A-

É um dos teólogos mais influentes e foi relator do grupo de língua alemã. Ao final da manhã, o cardeal Christoph Schoenborn, arcebispo de Viena, mostrou-se optimista sobre os resultados do sínodo e falou do documento final que está a ser votado.

“A nova metodologia é certamente uma grande vitória deste sínodo. E, se no final deste sínodo, nos sentimos bem, deve-se em grande parte à nova metodologia, porque permite a todos exprimirem-se com calma e tempo suficiente: isto é um sucesso; e também o facto de o Papa Francisco ter optado por um caminho sinodal em duas etapas”, disse.

“Mas qual é a mensagem deste sínodo? Para mim, é um grande ‘sim’ à família. É um documento de consenso. E digo-o abertamente: não encontrareis muita coisa sobre a homossexualidade. E, o mesmo quanto à situação dos divorciados recasados: fala-se disso com grande afeição, mas não há um branco-ou-negro, um sim-ou-não. Há que discernir, tentar perceber qual é a situação de um determinado casal, ou pessoa. A palavra-chave é a palavra discernimento.”

O documento tem 50 páginas e 94 parágrafos, votados um a um.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+