Tempo
|
A+ / A-

Sínodo apela ao fim da guerra no Médio Oriente

24 out, 2015 - 16:06 • Aura Miguel

Os bispos aprovaram uma declaração de solidariedade para com todas as famílias que vivem naqueles países.

A+ / A-

O sínodo dos bispos apela ao fim da guerra no Médio Oriente. Com os trabalhos do sínodo para a família praticamente terminados em Roma - a votação do relatório final decorre este sábado - os bispos aprovaram uma declaração de solidariedade para com todas as famílias que vivem naqueles países e apelam à libertação dos sequestrados.

Há dois anos que se agravam os conflitos sangrentos no Médio Oriente, com inúmeras vítimas.

O uso de poderosas armas de destruição, mortes indiscriminadas, decapitações, raptos e tráfico de mulheres e crianças, perseguições religiosas e étnicas, destruição de igrejas e tantas outras atrocidades, obrigam milhares de famílias a fugir e a procurar refúgio em condições precárias.

Neste contexto tão dramático – escrevem os bispos – os princípios fundamentais da dignidade humana e os direitos mais elementares do direito à vida, da liberdade religiosa e do direito humanitário são constantemente violados.

Os padres sinodais rezam e manifestam a sua solidariedade para com estas populações, mas também apela à libertação de todos os sequestrados. Os bispos e cardeais unem as suas vozes ao grito de tantas vítimas inocentes e pedem que cessem imediatamente as hostilidades e o tráfico de armas.

É que a paz no Médio Oriente não se impõe pela força, mas com decisões políticas respeitadoras da diversidade cultural e religiosa.

A declaração agradece o acolhimento que alguns países têm feito aos refugiados e renovam o apelo à comunidade internacional para pôr de lado interesses particulares e se reforcem o diálogo e as soluções diplomáticas para se enfrentar este drama.

O Patriarca sírio, que participa no sínodo dos bispos, já agradeceu esta declaração e lembrou, em entrevista à agência Ecclesia, que as soluções militares para o conflito na Síria são erradas e que a força do autoproclamado Estado Islâmico resulta da fraqueza da comunidade internacional. Para derrotar os terroristas do Estado Islâmico, adianta o Patriarca Gregório terceiro Laham, só uma aliança internacional com força moral para derrotar esta ideologia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+