Tempo
|
A+ / A-

Costa desafia Cavaco a convidá-lo para formar Governo

20 out, 2015 - 16:43

Acordo com Bloco e PCP garante estabilidade para toda a legislatura, garante o líder do PS. Não se deve adiar aquela que "é a solução parlamentar que pode beneficiar de uma maioria e assegurar estabilidade", diz.

A+ / A-
E agora, Cavaco? Governo "estável" à esquerda ou solução "natural" à direita?
E agora, Cavaco? Governo "estável" à esquerda ou solução "natural" à direita?

Veja também:


António Costa disse esta terça-feira estarem criadas condições para que o Partido Socialista possa formar um Governo com apoio maioritário na Assembleia da República, graças às negociações do PS com Bloco de Esquerda e PCP. Um Governo que assegure "condições de estabilidade para o conjunto da legislatura".

"Aquilo que nós transmitimos ao senhor Presidente da República é que julgamos que estão criadas condições para que o PS possa formar um Governo que disponha de um apoio maioritário na Assembleia da República e que assegure condições de estabilidade no país", afirmou o secretário-geral do PS, em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o Presidente da República.

Ressalvando que caberá ao chefe de Estado "fazer o juízo do melhor caminho a seguir", Costa considerou que não se deverão prolongar no tempo "situações de indefinição e incerteza através de soluções que antecipadamente" se sabe que não têm viabilidade de terem apoio maioritário no parlamento.

António Costa, que se deslocou ao Palácio de Belém acompanhado por Ferro Rodrigues, Carlos César e Maria da Luz Rosinha, reconheceu que se vive em Portugal "uma situação pouco habitual", embora comum em outros países europeus, mas insistiu na urgência de o país dispor de "um Governo que beneficie de estabilidade".

"Esgotadas as possibilidade de o PSD apresentar uma solução com um suporte maioritário na Assembleia da República, o PS entende que não se deve furtar ao seu dever de contribuir para proporcionar ao país uma solução de Governo estável e que tenha um suporte maioritário para o conjunto da legislatura", vincou.

Questionado pelos jornalistas, o líder do PS não revelou se o partido chumbará a proposta de Orçamento do Estado 2016, mas aludiu à "falta de suporte maioritário" da coligação PSD/CDS na AR.

Contra Governo de gestão

O secretário-geral do PS falou aos jornalistas cerca de uma hora depois de o líder do PSD ter admitido que tem a expectativa de ser indigitado primeiro-ministro.

Costa vê a situação de um modo radicalmente diferente. Diz que, agora que o PS tem condições de assegurar que há "um Governo alternativo", não se deve adiar aquela que "é a solução parlamentar que pode beneficiar de uma maioria e assegurar estabilidade".

"Longos meses de um Governo de gestão" seria negativo, nomeadamente para a imagem externa do país, disse o secretário-geral socialista.

Nas respostas às questões dos jornalistas, António Costa insistiu diversas vezes que o Presidente da República "actuará como entender", mas que "há uma solução alternativa e que o país não ganha nada em prolongar situações de incerteza".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    21 out, 2015 Valongo 09:10
    é vergonhoso o que este António Costa anda a fazer, mas se já tinha feito ao Seguro o que fez, nada admira ele fazia um favor a Portugal se desaparece-se de vez, pois os Portugueses estão fartos de pagar as dividas do PS
  • VICTOR MARQUES
    21 out, 2015 Matosinhos 09:10
    A solução desta "embrulhada" reside no chumbo voluntário do O.E. por parte da coligação, provocando novas eleições legislativas. Assim, a abstenção diminuirá e o Povo dará a resposta conveniente.
  • Eborense
    21 out, 2015 Évora 00:22
    Por mim estás convidado! Mas para desapareceres do mapa!
  • B.V.
    20 out, 2015 Lisboa 23:52
    Demite-te Costa, perdeste. Aceita isso e comporta-te com alguma dignidade. Nunca se viu outro politico tao tachista como tu em Portugal.
  • edu
    20 out, 2015 sintra 23:24
    Para um partido que anda muito preocupado com as dívidas que a coligação anda a esconder do defice, parece que ainda a margem para satisfazer as exigencias do bloco e da CDU. Se as figuras mais antigas do ps não vierem restabelecer a responsabilidade que este partido tem na vida politica portuguesa, quero me ir nas proximas eleições autarquicas. em algumas autarquias vão ter lançar moeda ao ar para escolher o presidente.
  • rosinda
    20 out, 2015 palmela 22:32
    antes o costa andou a pedir que deixa-sem sair o presidente da republica com dignidade parece que tinha alguma na manga!!
  • rosinda
    20 out, 2015 palmela 22:25
    eu nao acredito o presidente da republica cavaco silva ceda a chantagens de antonio costa!
  • João Lopes
    20 out, 2015 Viseu 21:57
    António Costa deve demitir-se!
  • Pedro
    20 out, 2015 Lisboa 19:30
    Pois, se a esquerda realmente conseguiu movimentar-se em conformidade com aquilo que o PR queria tendo neste momento um entendimento no parlamento para formar governo e garantir a estabilidade governativa e politica não podem desancar o cavaco pelos erros dos outros.
  • Angela Cristina Silv
    20 out, 2015 Serra do Caramulo 19:06
    O líder do PS , BE e PCP deviam estar todos internados no Júlio de Matos até apanharem juízo. Se formos governados por quem perdeu , Portugal irá novamente á banca rota.

Destaques V+