Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Elevada emigração traz graves problemas demográficos para Portugal

30 set, 2015 - 11:09 • Hugo Monteiro

Menos gente e população mais envelhecida estão entre os efeitos da saída de portugueses. Mais de 100 mil pessoas abandonaram o país em 2014.

A+ / A-

A presidente da Associação Portuguesa de Demografia alerta para as consequências graves dos elevados índices de emigração em Portugal.

“Primeiro, tem um impacto imediato na diminuição da dimensão da população” e, “em segundo lugar, faz aumentar os índices de envelhecimento do país”, afirma Maria Filomena Mendes, em entrevista à Renascença.

“Aqueles que emigram são, normalmente, as pessoas mais jovens”, sublinha, o que, por outro lado, “implica a diminuição da população activa”.

“Quem emigra é quem está em idade de casar e de ter filhos”, pelo que a emigração vai também “diminuir o número de nascimentos”, avisa ainda.

A presidente da Associação Portuguesa de Demografia reconhece que permanece, entre os jovens, a ideia de que só no exterior será possível encontrar melhores condições de vida, pelo que considera que só uma efectiva recuperação da economia poderá fazer inverter o actual ciclo de saída.

O pior, acrescenta Maria Filomena Mendes, é que “a saída dos jovens não corresponde apenas a uma melhoria das suas qualificações” – que os faria regressar num futuro próximo – “mas a uma necessidade em termos do mercado de trabalho”.

“Torna tudo mais complicado, porque temos estes jovens na faixa etária dos 20 aos 30 anos, mas também temos pessoas mais velhas, de 40, 45 anos, que emigram porque aqui não conseguem mesmo encontrar trabalho”, remata.

Os números do Observatório da Emigração conhecidos esta quarta-feira indicam que, ao contrário da expectativa, a emigração continua elevada em Portugal, tendo estabilizado em alta em 2014 face a 2013, nos 110 mil por ano.

Reino Unido, Suíça, França, Alemanha e Espanha são os destinos preferidos dos portugueses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    31 out, 2016 alemanha 14:48
    Associação Portuguesa de Demografia mais uma organizacao para comer o dinheiro dos contribuintes nao ha nenhum pais no mundo que tenha tanta gente a mamar --gostava eu e decerteza a maioria do povo portugues saber em numeros redondos quantas pessoas mamam do tacho do estado -nas cameras nas juntas nas associacoes em departamentos do estado e pergunto como e que um pais pode sobreviver se ha 1 mamao para cada 1 que trabalha um pais onde ha 1 deputado para 1000 votantes depois outro problema e que ai a culpa e sempre do anterior governo um partido esta no governo governa mal ha eleicoes perde o tacho e comeca logo a campanha a dizer se o salvador o povo houve e acredita que o diabo de ontem e um deus hoje
  • Zorbas
    30 set, 2015 Sarilhos 14:49
    A culpa é (foi deste desgoverno ladrão, mentiroso, rico, e ultra néo liberal, que fez (tem feito) tanto mal às pessoas que elas são obrigadas a emigrar, com o objetivo de melhorarem as suas vidas! O próprio Kuelho aconselhou os Portugueses a emigrarem! Quem nos acode?

Destaques V+