Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem da Renascença mostra que ‘speaker’ do PS não chama “palhaço” a Costa

25 set, 2015 - 17:48 • Catarina Santos com Redacção

Reportagem da TVI diz “parecer” que ‘speaker’ do PS chamou “palhaço” a António Costa no último comício. A suspeita provocou polémica nas redes sociais. Mas as imagens da Renascença mostram que o que se ouviu na sala não foi o mesmo que os repórteres da TVI ouviram.

A+ / A-
Speaker_Leiria
Speaker_Leiria

A “história” apareceu depois do comício da noite do PS, esta quinta-feira feira, em Leiria. Nas redes sociais começou a ganhar lastro já na manhã desta sexta-feira. A TVI lançava a suspeita de que o speaker do Partido Socialista teria chamado “palhaço” a António Costa. Ou, por lapso ou por “falha no áudio”.

No site, o canal titulava “Som de ‘speaker’ lança dúvidas em comício do PS”, para depois acrescentar, sob um vídeo de seis segundos: “Aos microfones da caravana socialista, em Leiria, pareceu ouvir-se o ‘speaker’ gritar ‘palhaço’, em vez de PS, mas socialistas negam. Terá sido uma gafe ou uma falha no áudio?”.

Alguns jornais republicaram a informação. Vieram depois as reacções no Twitter, com as “hashtags” #viral e #gafe.

A reportagem da Renascença gravou o preciso momento em que o speaker do PS chama António Costa. Estava com a câmara apontada ao apresentador e com o som “limpo”, directo da mesa. O que este vídeo capta mostra que é “PS” e não “palhaço” o que se ouve na sala do comício em Leiria.

A TVI publicou, entretanto, o som cedido pela comitiva do partido. Na legenda pode ler-se: “No som ambiente captado pela TVI no arranque do comício de Leiria ouvia-se ‘palhaço’ em vez de ‘PS’.”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • alain jura
    28 set, 2015 noisy le grand Franca 16:42
    a razao a so uma ,até os do ps dizem a verdade,palhassoooooooooooooooooo,
  • Daniel Marques
    27 set, 2015 Lisboa 00:56
    Caro Sérgio Alexandre, Você ouviu e bem. O mesmo que eu! Só um apontamento: Se se considera Democrata Cristão não vote neste CDS-PP que é uma farsa completa. Geralmente voto também pelo que se passa no meu país e nas pessoas que nele vivem e se fosse, como você, um Democrata cristão, e visse o país com "olhos" de ver, jamais, repito, jamais, votaria nesta dupla que me abstenho de qualificar pelo que fez ao país e pelo despudor abjeto com que contemplam imperturbados todo o sofrimento que causaram, pois o Dicionário não tem palavras para os qualificar. Obrigado
  • Maria Emilia
    26 set, 2015 Lisboa 17:59
    Ridícula esta polémica à volta de um som. No meio de tanto barulho, é fácil confundirem-se os sons. No entanto, sendo um espaço livre, não é de admirar, poder haver pessoas infiltradas. "Palhaço" ou "PS" , sendo a palavra atribuída a essa determinada pessoa, sinto-me mais inclinada, a crer na versão da Rádio Renascença. Mas, Insultos, é o que TODOS OS POLITICOS, DE TODAS AS CORES PARTIDÁRIAS, MAIS OUVEM. Pouco tem de relevante e de interesse, para a escolha que devemos fazer na hora de votar. O importante é programa, de cada um, as propostas que contem, aquilo que nos espera para futuro, quando escolhemos um candidato, um programa. O nosso futuro coletivo, enquanto portugueses ou portuguesas, é que deve interessar, saber-se se, o programa contém medidas politicas viradas para todos os portugueses, independentemente, do seu nível etário, da sua cor, credo, riqueza, pobreza, sexo, opções sexuais, outras, para que, na hora de exercer o direito ao vota possamos faze-lo de forma consciente e livre. O resto é folclore . Este tipo de questões, pode interessar a um certo tipo de eleitorado que, despreza exercer o seu direito de cidadania, de se informar para poder votar em consciência. Preferem privilegiar, das campanhas eleitoras, a intriga e a maledicência.
  • benjamim nunes leitão carvalhi
    26 set, 2015 setúbal 16:13
    É preciso que alguns senhores da TV e dos jornais se dêem conta que não vale, não pode valer tudo.Este episódio, atribuido ao speaker do PS(ou será provocação), permitiu-nos, permitiu-me saber, o que decerto já sabíamos, ou seja, que além de termos maus jornalistas, maus analistas/comentadores, temos também gente com pouca ética e respeito pelos outros, gente que não sabe ou não quer saber ouvir, gente mal intencionada ou servil. Por algumas coisas que pude ler, poderia concluir que alguém se convenceu que se estava a ver ao espelho. r
  • Augusto ferreira
    26 set, 2015 Braga 15:24
    Ao ponto vergonhoso que chegaram os nossos meios de informação, é um autentico atentado à Democracia e à liberdade de escolha do povo, ver os meios de comunicação vergados ao peso de clientelismo barato, estes meios perderam a noção da responsabilidade do direito de informar, estão todos comprados, é triste ver jornalistas que perderam a razão odontológico da sua profissão em prol da liberdade de informar, são meros bonecos nos meios de interesse partidário controlado pelo patronato da informação, nunca vi tamanha campanha difamatória como esta, pelos meios de informação a CUligação já ganhou as eleições, já não era necessário gastar tanto dinheiro nas campanhas, seria melhor entrega-lo ao Passos Coelho para ele desbaratar como o tem feito durante estes 4 anos em que desgovernou este país por completo. Mais uma vez digo e repito, é uma vergonha a campanha feita pelos meios de desinformação deste país, nesta campanha.
  • 26 set, 2015 Lx 14:28
    E assim descobre-se q PS rima com palhaço! Com ruído foi o q toda a gente ouviu. Mas parece q Catarina Santos tem um ouvido cristalino... Com AC ninguém pode dizer q o rei vai nu! Aparecem logo a dizer q não, que as vestes são finas (RR/Catarina) e desaparecem logo todos os q dizem o contrário (a reportagem da TV).
  • Kaganiço
    26 set, 2015 montreal.canada 14:01
    speaker’ ? Bom português ! Continuem bando de snobistas e traidores ao nosso idioma !
  • João
    26 set, 2015 Sintra 12:56
    Acho que há alguns jornalistas a fazerem o papel de palhaços nesta "história". Antigamente, os jornalistas informavam. Hoje em dia, andam a reboque de "histórias" nas redes sociais. Desinformam. #pizzaparaosocrates
  • Zaqueu
    26 set, 2015 Setubal 11:11
    Palhaços são todos os políticos, e até alguns jornalistas são uns autênticos palhaços porque não são imparciais (isso é notório cada vez mais)!
  • Pedro
    26 set, 2015 Trofa 10:04
    O speaker disse PS, mas o A Costa não deixa de ser um palhaço

Destaques V+