Tempo
|
A+ / A-

Passos e Costa não descartam participação militar contra Estado Islâmico

17 set, 2015 - 10:50 • Cristina Nascimento

Costa diz que a “Europa está incompleta” e Passos reclama “condições de dignidade e segurança” no acolhimento de quem vem.

A+ / A-
Passos e Costa não descartam participação militar contra Estado Islâmico
Passos e Costa não descartam participação militar contra Estado Islâmico

Os principais candidatos ao cargo de primeiro-ministro não descartam uma eventual participação militar de Portugal contra o Estado Islâmico. No frente-a-frente decisivo transmitido pela Renascença, Antena 1 e TSF, questionados sobre a crise dos refugiados e a eventual necessidade de uma intervenção militar na luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico, Passos Coelho e António Costa reconhecem que Portugal não poderá ficar de parte das responsabilidades assumidas pela comunidade internacional.

"Tem que ser avaliado em concreto. E não é aqui neste debate. Há órgãos próprios. Mas não devemos excluir liminarmente qualquer tipo de participação”, disse o secretário-geral socialista.

Já o líder do PSD considera que a "uma solução militar pode agravar estes mesmos problemas”, mas admite que pode ser tomada uma decisão nesse sentido no plano internacional.

Os dois lamentam a actual situação dos refugiados. António Costa considera que este é uma “prova de que a União Europeia está incompleta” e lembra que é um dos valores da Europa a “valorização da dignidade humana”.

Já Passos Coelho defendeu que quem procura a Europa deve ser acolhido em “condições de dignidade e de segurança”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+