Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospital de Braga começa em outubro a tratar "doença dos pezinhos"

17 ago, 2023 - 18:25 • Lusa

Doentes deixam de ter que percorrer centenas de quilómetros para ter acesso aos tratamentos.

A+ / A-

O Hospital de Braga vai começar a realizar, a partir de outubro, tratamentos aos doentes com paramiloidose, conhecida como a "doença dos pezinhos", foi esta quinta-feira anunciado.

Os tratamentos serão prestados ao abrigo de um protocolo que a unidade minhota estabeleceu com o Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto.

"Os doentes com esta patologia, que residem na área abrangente do Hospital de Braga, poderão realizar os seus tratamentos mais perto de casa, evitando fazer centenas de quilómetros de três em três semanas", sublinha.

Para a unidade hospitalar, este é "um cenário bastante positivo para todos".

"Evita que o utente tenha de se deslocar muito além da sua zona de residência e liberta os serviços dos principais centros de referência nacional, que dão resposta a esta patologia", refere a diretora clínica Paula Vaz Marques.

O Hospital de Braga iniciará a administração da medicação endovenosa a 18 doentes, no Hospital de Dia Médico. Já as consultas de acompanhamento continuam a ser realizadas no Centro Hospitalar Universitário de Santo António.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+