Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cinema

Filmes "Alma Viva" e "Great Yarmouth" são os candidatos portugueses aos Goya

17 ago, 2023 - 16:24 • Lusa

As duas películas concorrem a uma nomeação para a 38.ª edição dos prémios atribuídos pela Academia de Cinema de Espanha.

A+ / A-

Os filmes "Alma Viva" e "Great Yarmouth: Provisional Figures" são os candidatos de Portugal a uma nomeação para os Goya, os prémios de cinema de Espanha, revelou esta quinta-feira a Academia Portuguesa de Cinema.

"Alma Viva", da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, é candidato a uma nomeação na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano.

Por sua vez, "Great Yarmouth: Provisional Figures", de Marco Martins, é candidato a uma nomeação ao Goya de Melhor Filme Europeu.

"Alma Viva", produzido pela Midas Filmes, "é um retrato das tradições transmontanas, influenciadas pelas raízes ibéricas que compõem [os portugueses] enquanto povo, movendo-se num equilíbrio fascinante entre realidade e superstição", justifica a academia.

Primeira longa-metragem de Cristèle Alves Meira, "Alma Viva" é uma ficção que aborda a emigração, o misticismo e a cultura transmontana, e foi integralmente rodado em Junqueira, concelho de Vimioso, onde a realizadora tem raízes maternas. .

Sobre a longa-metragem de Marco Martins, a academia considera que "reflete sobre importantes questões laborais da emigração portuguesa, no contexto de um Reino Unido na iminência do Brexit, através de uma linguagem crua e dilacerante".

"Great Yarmouth - Provisional Figures", produzido pela Uma Pedra no Sapato, resulta de cinco anos de trabalho de campo de Marco Martins, com atores e não-atores, na comunidade de Great Yarmouth, uma vila costeira de Inglaterra, para onde dezenas de portugueses emigraram em busca de trabalho em fábricas de processamento alimentar.

Os Goya são uma iniciativa da Academia de Cinema de Espanha e a premiação da 38.ª edição está marcada para 10 de fevereiro de 2024.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+