Tempo
|
A+ / A-

Ciclismo

Os altos e baixos da primeira semana da Volta a Portugal

16 ago, 2023 - 18:15 • Pedro Castro Alves , Inês Braga Sampaio

Surpresas, desilusões e um episódio marcante: ao fim de seis etapas a pedalar, a Renascença escolhe os pontos positivos e negativos da 84.ª edição da prova.

A+ / A-

Chegou o dia de descanso da 84.ª edição da Volta a Portugal e, com isso, o momento do balanço da prova até ao momento. A Renascença apresenta-lhe os altos e baixos da primeira semana da 84.ª edição.

+ Competitividade


A Glassdrive-Q8-Anicolor dominou em 2022, ao vencer e terminar com três ciclistas no pódio, e pensava-se que este ano seria igual. Contudo, isso não tem acontecido.

Depois do camisola amarela, o russo Artem Nych, a equipa de Anadia tem apenas Frederico Figueiredo no "top-15".

+ Mortágua


A equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua é a grande surpresa da primeira semana da Volta a Portugal.

A equipa de Gustavo Veloso dominou o arranque da prova, com três vitórias nas primeiras três etapas em linha.

- Maurício Moreira


O vencedor do ano passado partiu como grande favorito à vitória em 2023, porém, está a figurar-se como a grande desilusão.

O espanhol da Glassdrive não aguentou a subida à Torre e tem sentido grandes dificuldades. Ao fim de seis etapas, está a mais de 17 minutos da liderança da classificação geral individual.

- Venceslau Fernandes


O corredor do AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense foi expulso da prova depois de chegar a "vias de facto" com Óscar Pelegrí, da Burgos-BH, devido a um desentendimento.

Venceslau Fernandes acabou desclassificado, no dia em que o colega de equipa, Delio Fernández, conquistou a camisola amarela (entretanto perdida). Também foi multado em 500 francos suíços (a moeda oficial do ciclismo internacional, sensivelmente equivalente a 522 euros) e penalizado em 50 pontos no "ranking" UCI.

Pelegrí não foi expulso, contudo, foi multado em 100 francos suíços (quase 105 euros) e perdeu dez pontos no "ranking" UCI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+